quinta-feira, janeiro 25, 2007

Óscares...2007

Num ano em que deve ter sido dificil aos membros da academia escolherem 5 filmes bons (não há grandes filmes) para as nomeações para melhor película do ano, até poderá calhar a Scorsese finalmente o óscar de melhor realizador, curiosamente com The Departed, um remake do filme de sucesso de Honk-Kong Infernal Affairs - Infiltrados, bem realizado é certo mas longe do brilhantismo de Taxi Driver, ou Goodfellas... Enfim, mas por ventura será o óscar da "pena", por o homem nunca ter levado a estatueta para casa.

Mas no âmbito deste blogue, sobre cinema asíático, quero ressalvar que Letters of Iwo Jima de Clint Eastwood, que relata o ponto de vista do lado Japonês na batalha da segunda guerra mundial que dá nome ao filme, que conta só com actores asiáticos, está nomeado para melhor filme, argumento original e realização; Iraq in Fragments nomeado para melhor documentário e a bela Rinko Kikuchi nomeada como melhor actriz secundária em Babel.

Já Curse Of The Golden Flower, de Zhang Yimou, a grande esperança de conquista de alguns prémios nos óscares nem sequer mereceu nomeação para o prémio de melhor filme de língua estrangeira. Terá de se contentar com nomeações em categorias secundárias, menos importantes. No entanto, veremos se o cinema asiático trará algum prémio da edição 2007 dos Óscares.

Sérgio Lopes