Memories Of Murder (Salinui chueok)

Coreia do Sul, 2003, 132Min.
Página Oficial - Trailer - Fotos
Sinopse: Baseado em factos reais, relativos a uma série de assassinatos que chocaram a Coreia do Sul entre 1986 e 1991, “Memories Of Murder” acompanha a investigação levada a cabo por dois polícias rurais, o agente Park (Kang-ho Song) e o agente Jo (Roe-ha Kim). Como os métodos dos dois agentes são pouco ortodoxos e apresentam poucos ou nenhuns resultados, é recrutado um detective, de top, de Seul para ajudar na investigação, que através do uso de métodos mais sofisticados tentará travar a onda de assassinatos e, em última análise, resolver o caso.
Crítica: “Memories Of Murder” apresenta algumas similaridades com “Se7en – Sete pecados mortais”, embora focando mais a Coreia do Sul numa época de ditadura militar e o efeito que essa ditadura provocou na difícil resolução do caso. Este facto é muito importante para a compreensão do filme, pois diversas vezes, soava uma sirene (despoletada pelo governo militar) que obrigava toda a gente a ficar em suas casas, o que obviamente facilitaria a ocorrência de um homicídio.
É neste contexto que se desenrola a película que trata da caça ao primeiro serial-killer da história da Coreia do Sul. Trata-se do segundo filme do realizador Joon-ho Bong, que consegue um excelente trabalho, nada inferior às películas americanas do género. Joon-ho Bong filma os planos de uma forma realista, tentando mostrar ao espectador o que realmente terá acontecido. A nível estético, o realizador presta imensa atenção aos pormenores tirando partida da bela fotografia que deriva dos espaços naturais e do jogo de luz/sombra.

A nível narrativo, o ambiente de mistério e a incerteza quanto à identidade do assassino tornam o filme cada vez mais intrigante à medida que o visionamos, até ao surpreendente clímax final. Muita atenção também à partitura musical que acrescenta um ambiente de tensão a cada cena.
Outro dos motivos que tornam este filme num dos melhores policiais da história do cinema é o trio de protagonistas. Os seus desempenhos são soberbos tornando os respectivos personagens realistas e incrivelmente credíveis. O facto de o realizador centrar a nossa atenção nos demónios interiores dos protagonistas, que derivam da dificuldade de resolução do caso, acaba por criar no espectador uma certa empatia pelos três personagens.
O único senão da película poderá ser a sua duração demasiado longa e o exagero da inclusão de algumas cenas perfeitamente descartáveis para o contexto final (tais como o interrogatório a três suspeitos diferentes, por exemplo). No entanto, é um policial mais interessante e eficaz que muitos dos homónimos americanos. Tenso, interessante, misterioso e sério, “Memories Of Murder” é mais uma agradável surpresa vinda da Coreia do Sul, de mais um jovem realizador a ter em conta na nova vaga de cineastas oriundos do continente asiático.
Classificação: 8/10
5 Comments:
Viva.
Este é o segundo filme de Bong Jun-ho. O primeiro é «Barking Dogs Never Bite» (Peullandaseu-ui Gae).
P.S.: Obrigado pelo link.
Obrigado pela correcção. Se quiseres postar críticas, colaborar, enviar sugestões ou links eu agradeço.
Cumprimentos
Sérgio Lopes
Nuno, para já não prevejo estreia para breve em Portugal do My Sassy Girl. É , na realidade, a melhor comédia romântica que alguma vez vi! Fascinante. No entanto, posso-te dizer que vai ser alvo de mais um famosos remake americano...lol.
I'm in total disbelief... só 7? Não encontras muitos melhor que este :P
SINCERAMENTE PENSO SER O MELHOR FILME POLICIAL DA DECADA,SENAO MESMO DE SEMPRE!O DESENPANHO DOS ACTORES E A SUBLIME REALIZACAO,CONSEGUE NOS PRENDER ATÉ AO ULTIMO SEGUNDO DA PELICULA.QUERIA MESMO DESTECAR A ULTIMA CENA COM A MIUDA E O DETECTIVE NO TUNNEL,E O OLHAR DE QUEM NAO RESOLVEU E CONTINUA ASOMBRADA COM OS CRIMES POR DESVENDAR...10/10.IMPECAVEL.
Enviar um comentário
<< Home