quarta-feira, novembro 16, 2005

Memories Of Murder (Salinui chueok)


Coreia do Sul, 2003, 132Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Baseado em factos reais, relativos a uma série de assassinatos que chocaram a Coreia do Sul entre 1986 e 1991, “Memories Of Murder” acompanha a investigação levada a cabo por dois polícias rurais, o agente Park (Kang-ho Song) e o agente Jo (Roe-ha Kim). Como os métodos dos dois agentes são pouco ortodoxos e apresentam poucos ou nenhuns resultados, é recrutado um detective, de top, de Seul para ajudar na investigação, que através do uso de métodos mais sofisticados tentará travar a onda de assassinatos e, em última análise, resolver o caso.

Crítica: “Memories Of Murder” apresenta algumas similaridades com “Se7en – Sete pecados mortais”, embora focando mais a Coreia do Sul numa época de ditadura militar e o efeito que essa ditadura provocou na difícil resolução do caso. Este facto é muito importante para a compreensão do filme, pois diversas vezes, soava uma sirene (despoletada pelo governo militar) que obrigava toda a gente a ficar em suas casas, o que obviamente facilitaria a ocorrência de um homicídio.
É neste contexto que se desenrola a película que trata da caça ao primeiro serial-killer da história da Coreia do Sul. Trata-se do segundo filme do realizador Joon-ho Bong, que consegue um excelente trabalho, nada inferior às películas americanas do género. Joon-ho Bong filma os planos de uma forma realista, tentando mostrar ao espectador o que realmente terá acontecido. A nível estético, o realizador presta imensa atenção aos pormenores tirando partida da bela fotografia que deriva dos espaços naturais e do jogo de luz/sombra.


A nível narrativo, o ambiente de mistério e a incerteza quanto à identidade do assassino tornam o filme cada vez mais intrigante à medida que o visionamos, até ao surpreendente clímax final. Muita atenção também à partitura musical que acrescenta um ambiente de tensão a cada cena.

Outro dos motivos que tornam este filme num dos melhores policiais da história do cinema é o trio de protagonistas. Os seus desempenhos são soberbos tornando os respectivos personagens realistas e incrivelmente credíveis. O facto de o realizador centrar a nossa atenção nos demónios interiores dos protagonistas, que derivam da dificuldade de resolução do caso, acaba por criar no espectador uma certa empatia pelos três personagens.

O único senão da película poderá ser a sua duração demasiado longa e o exagero da inclusão de algumas cenas perfeitamente descartáveis para o contexto final (tais como o interrogatório a três suspeitos diferentes, por exemplo). No entanto, é um policial mais interessante e eficaz que muitos dos homónimos americanos. Tenso, interessante, misterioso e sério, “Memories Of Murder” é mais uma agradável surpresa vinda da Coreia do Sul, de mais um jovem realizador a ter em conta na nova vaga de cineastas oriundos do continente asiático.

Classificação: 8/10

5 Comments:

Blogger Luis Canau said...

Viva.
Este é o segundo filme de Bong Jun-ho. O primeiro é «Barking Dogs Never Bite» (Peullandaseu-ui Gae).
P.S.: Obrigado pelo link.

12:47 da manhã  
Blogger Sérgio Lopes said...

Obrigado pela correcção. Se quiseres postar críticas, colaborar, enviar sugestões ou links eu agradeço.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

2:20 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Nuno, para já não prevejo estreia para breve em Portugal do My Sassy Girl. É , na realidade, a melhor comédia romântica que alguma vez vi! Fascinante. No entanto, posso-te dizer que vai ser alvo de mais um famosos remake americano...lol.

2:50 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

I'm in total disbelief... só 7? Não encontras muitos melhor que este :P

11:45 da tarde  
Blogger Domingos faria said...

SINCERAMENTE PENSO SER O MELHOR FILME POLICIAL DA DECADA,SENAO MESMO DE SEMPRE!O DESENPANHO DOS ACTORES E A SUBLIME REALIZACAO,CONSEGUE NOS PRENDER ATÉ AO ULTIMO SEGUNDO DA PELICULA.QUERIA MESMO DESTECAR A ULTIMA CENA COM A MIUDA E O DETECTIVE NO TUNNEL,E O OLHAR DE QUEM NAO RESOLVEU E CONTINUA ASOMBRADA COM OS CRIMES POR DESVENDAR...10/10.IMPECAVEL.

6:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home