quarta-feira, dezembro 28, 2005

Novos clássicos do cinema Asiático - Parte I

Tomando como ponto de partida o comentário de um dos frequentadores do Cine-Ásia, o Nuno António, resolvi, neste artigo debruçar-me sobre quais os filmes, realizadores e tendências que nos últimos 25 anos contribuíram para a ocidentalização e divulgação do cinema asiático. Tentarei, portanto fazer referência às películas que quer pela sua singularidade, quer pela sua qualidade, são consideradas quase por unanimidade novos clássicos do cinema asiático, passíveis de serem recomendados para quem se vier a interessar pela bela cinematografia oriental.

Continue a ler "Novos clássicos do cinema asiático" AQUI

4 Comments:

Blogger Francisco Mendes said...

Fantástico artigo sobre o Cinema asiático contemporâneo. Dissertação bem fundamentada e bela introdução ao entusiasmante universo asiático no panorama cinematográfico.

8:10 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Francisco: Obrigado pelos elogios! Se faltar algum filme, por favor, indiquem, para o artigo ficar como uma espécie de referência para quem não conhece o recente boom do cinema asiático.

A segunda parte do artigo está "under construction"... eh eh.

1 abraço.

Sérgio Lopes

9:17 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bem assim de repente no Japão acrescentaria o grande Shunji Iwai ("All About Lily Chou-Chou", "Hana and Alice", "Swallowtail & Butterfly") que para além de ser um fantástico realizador é também um extraordinário argumentista (escreve todos os argumentos dos seus filmes).
O Shinya Tsukamoto também merece uma referência pela estética muito própria, pelo experimentalismo e originalidade (puxar os limites). Apesar de ser um estilo mais alternativo, (tipo Miike) é concerteza dos realizadores japoneses mais interessantes, quanto mais nao seja, por aquilo que referi atrás, vale a pena experimentar os seus filmes.
E por mim referia ainda o Toshiaki Toyoda, uma grande promessa (para mim uma certeza e por isso dos meus favoritos) com sensacionais filmes como "Blue Spring" e fundamentalmente uma pequena obra de arte que é o "9 Souls" (can´t wait pelo novo dele "Hanging Garden") :)

Quanto a Taiwan, eu acrescentaria o Tsai Ming-liang, apesar de nao ter gostado muito do ultimo filme, tem bons filmes como o ("The Hole" o "What Time Is It There?" o "Good Bye, Dragon Inn" e outros)
De referir ainda o Hou Hsiao-hsien com o excelente "Cafe Lumiere" e o último "Three Times"
Acho que com estes o artigo fica mais completo.

abraço!

9:51 da manhã  
Blogger Sérgio Lopes said...

Tf10: Muito obrigado pela correcção e adição de mais alguns nomes para tornar o artigo mais completo. Essa foi a minha ideia ao criar este artigo cuja 2ª parte está em construção e que se quiseres contribuir, é uma enorme ajuda.

Ao acrescentares esses realizadores e filmes, obviamente irei me interessar por eles e tentar falar sobre os mesmos qd tiver oportunidade.

Muito obrigado pela ajuda e 1 abraço.

Sérgio Lopes.

PS: não sei o teu nome, nem endereço de e-mail ou de msn...

12:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home