quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Sympathy for lady Vengeance

Coreia do Sul, 2005, 112Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse:Em 1991, Lee Geum-ja (Lee), uma estudante de 19 anos, é condenada pelo rapto e homicídio de uma criança de cinco anos, num caso que emocionou a nação, com direito a cobertura intensa pelos media. É libertada da prisão depois de cumprir uma pena de 13 anos. Durante esse período, abraça a religião e as suas acções em prol das outras prisioneiras, sacrificando o seu tempo e algo mais, com uma dedicação inabalável, valhem-lhe o epíteto de "Simpática Ms. Geumja". Em 2004, sai da prisão com um plano para executar e um objectivo claro e bem definido: a vingança.

Crítica: Sympathy for lady vengeance finaliza de forma competente a trilogia de vingança iniciada com Sympathy for Mr.Vengeance e aclamada com Oldboy (vencedor do grande prémio do júri do festival de Cannes), do realizador coreano Park Chan-Wook, um valor seguro da nova vaga de cineastas oriundos da Ásia.

Trata-se do filme, dentro da trilogia, que melhor equilíbrio encontra, digamos entre o entretenimento de massas e a marca autoral do realizador. Dito por outras palavras, é o filme mais acessível a todo o público sem deixar de conter as marcas características que tornaram Park Chan-Wook um realizador a ter em conta no panorama actual da sétima arte.

Sympathy for lady vengeance é o mais belo de todos a nível de fotografia e jogo de cores. Sem dúvida que os planos de câmara do cineasta atingem uma beleza estética incontornável e que fica memorizada após a visualização do filme. Por outro lado, é o que apresenta menos violência, embora a motivação da protagonista seja legítima e por ventura justificada. No entanto, quem estiver à espera de algum choque a nível da violência vista nos dois primeiros capítulos da saga de vingança, poderá ficar um pouco desapontado, uma vez que a abordagem de Chan Wook é mais poética e estética e consequentemente, menos chocante.

O uso de diálogos em inglês, a espaços no filme e este equilíbrio reinante, poderão indiciar uma aproximação deliberada ao mercado ocidental, porventura reflexo da aclamação do seu antecessor, Oldboy. A actriz principal é brilhante, luminosa e transformada pelo cineasta como uma espécie de anjo negro ao serviço de uma vingança, no seu entender, justa e tardia.

Sympathy for lady Vengeance, é apesar de tudo uma abordagem ligeiramente diferente à temática da vingança, na medida em que se trata de uma história de redenção. Peca, apenas no meu entender, por um clímax final não tão apelativo, não deixando de ser um fecho em grande da trilogia de vingança. Não sabendo se terá estreia agendada para Portugal, há a oportunidade de o visionar no Fantasporto de 2006, por isso, não percam a oportunidade de visionar mais uma obra-prima vinda da Ásia.

Classificação: 7/10

Mais Críticas 1 2

Sérgio Lopes

6 Comments:

Blogger fernando_vilarinho said...

Oi! ena pá nunca + falei contigo, ver se a partir de Março tenho + tempo, pra troca de filmes!

já agora, se estiveres interessado (ou conheceres alguém que esteja) em caminhadas pela natureza em convívio podes visitar um meu outro blogue (http://3ce.blogspot.com).
O grupo de caminhadas começou mais restrito mas a partir de agora será alargado a toda a gente que goste de caminhar pela natureza fora.

A propósito, Kaminheiro é outro nick meu.

Desculpa esta pub, acho que é com boa intenção.


abr.

5:29 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Ok Fernando. Quando quiseres, diz alguma coisa para os encontrarmos.

Cumprimentos,

Sérgio Lopes

10:11 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

K bela obra-prima k PARK deu ao mundo... é 1 dux meus filmes d eleição d sempre... pena k nunka mais estreia em portugal... kasu saibas novidades da sua estreia posta s.f.f. ou adiciona u meu mail
FORXA E ABRAXU

11:23 da tarde  
Blogger Gonçalo Trindade said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

10:38 da tarde  
Blogger Gonçalo Trindade said...

Lady Vengeance é, tal como os outros dois filmes da trilogia, uma obra simplesmente brilhante. Uma conclusão excelente para esta magnifica trilogia, Lady Vengeance sempre me pareceu mais artístico que os outros dois (apesar de o melhor da trilogia ser, na minha opnião, o Oldboy... na realidade, Oldboy é possivelmente o ,elhor filme que eu vi até hoje... mas são três filmes magnificos).

Park Chan-Wook é, sem dúvida, o melhor realizador da sua geração, e um dos melhores de sempre.

10:42 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Primeira vez que posto, mas não que leio. Muito bom o seu blog e já virou referência quando procuro uma sugestão na área.

Lady Vengenace estreou este mês aqui no Brasil e simplesmente adorei. Concordo que o filme não é tão impactante quanto Mr. Vengenace e Old Boy, mas é lindo e muito competênte como desfecho para uma das melhores trilogias da década.

12:37 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home