terça-feira, abril 11, 2006

Curse of Lola (Zu Zhou)

China/Hong Kong, 2005, 91Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Quando a dançarina principal da peça Lola é assassinada no seu camarim na noite de estreia, o terror apodera-se do grupo de dança. Com o assassino à solta, o papel principal passa agora para Tian, uma jovem talentosa mas introvertida, com uma infância traumática, cujo único apoio é do seu namorado, Zhen. Quando o assassino volta a atacar Tian começa a suspeitar numa espécie de maldição que recai sobre a personagem Lola, ao mesmo tempo que desconfia do seu próprio namorado Zhen…

Crítica: Trata-se de uma co-produção entre China e Hong Kong, embora a maior percentagem do staff seja chinês. Hong-Kong é mais o apoio à máquina publicitária, uma vez que o cinema mais mainstream na China nunca se pôde desenvolver, devido sobretudo à opressão reinante no país.
Curse Of Lola é o típico filme cuja premissa clássica, bebe das inúmeras influências do cinema ocidental. É a típica história de ciúme e obsessão que suporta os acontecimentose desenvolve a narrativa. Por um lado, é algo de bom pois é um indício de que o cinema Chinês está (ainda que lentamente) a caminhar para se libertar da censura imposta e que finalmente consegue criar películas de puro entretenimento, onde a presença de mais alguma pele à mostra ou de alguma violência não implica o corte dessas cenas.

Por outro lado, para nós ocidentais, que ansiamos por ser surpreendidos pela cinematografia asiática, que normalmente nos apresenta obras de cortar a respiração, ficamos profundamente desiludidos com Curse Of Lola. Isto porque não traz nada de novo a nível de argumento e até de realização. Trata-se de um thriller, vulgar e que cumpre os requisitos mínimos, realizado pela jovem cineasta Li Hong.
Ainda assim, Curse OF Lola, atingiu um sucesso considerável no Japão (mercado sempre difícil para os chineses), conseguindo competir de igual para igual com algumas das mais populares produções cinematográficas japonesas. Para filme de estreia da jovem realizadora, é uma proposta aceitável, embora muito inferior ao que por exemplo se faz na Coreia do Sul. Curse Of Lola não é um filme mau; apenas fraquinho. Há certamente obras bem mais interessantes para visionar no panorama actual do cinema asiático.

Classificação: 4/10

Sérgio Lopes

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Posso dizer de uma forma resumida que este faz uma bela concorrência ao "Astonishing"......

8:19 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Eu sinceramente não achei nada de especial. Acho perfeitamente dispensável...

Sérgio Lopes

9:21 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Sim. Estava a ser sarcástico.
O "Astonishing" é provavelmente o pior thriller que ja vi!
Este não sendo tão fraco, nao deixa de lhe poder fazer "concorrência" :)
A historia é completamente previsível, os actores não passam qualquer tipo de emoções e mesmo a tentativa de fazer algumas imagens mais artisticas sai completamente frustrada.

Em relação ao "Astonishing" ficou o aviso --> Stay away! (lol) :)

4:16 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Ok. Por momentos pensei que discordasse-mos completamente. Ainda bem que partilhas da mesma opinião que eu... Fiquei preocupado se tivesses dito que este Curse OF Lola era recomendável...LOL!

10:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Neste estamos todos de acordo mas mesmo assim o Astonishing ainda consegue alguma margem de "avanço" :P

11:02 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home