Fallen Angels (Doh laai tin sai)

Hong-Kong, 1998, 95Min.
Página Oficial - Trailer - Fotos
Sinopse: Um hitman, homem desiludido e cansado da vida que leva, embarca no seu último trabalho e depara-se com os sentimentos de atracção e desejo pela sua sexy parceira, que raramente vê. Pela noite dentro de Hong-Kong e toldado pelas dúvidas sobre se é ou não correcto envolver-se com a parceira de longa data, cruza caminho com um homem mudo, que vive a sua vida no mundo da noite assaltando lojas e fazendo-se passar pelos seus proprietários…
Crítica: Mais uma pérola do altamente aclamado realizador de Hong-Kong, Wong Kar-Wai. Considerado como uma espécie de sequela de Chungking Express, retoma o tema da impossibilidade e dificuldade em amar e da solidão. Em Fallen Angels, 3 seres vão-se cruzar numa Hong-Kong apresentada pelo cineasta como taciturna (o filme passa-se apenas à noite), em constante movimento, mas que curiosamente, de certa forma, faz os protagonistas se sentirem desenquadrados (por ventura cansados) do reboliço da grande metrópole.

Como sempre, nas películas de Wong Kar-Wai, a narrativa corre ao ritmo da câmara do realizador, ou seja através da sucessão de imagens, por isso, esteticamente é irrepreensível. Os diálogos não são muito utilizados pelo cineasta. Tal como noutros filmes de Kar-Wai, como 2046 ou In The Mood For Love por exemplo, são substituídos pela descrição das introspecções dos personagens, que assim, transmitem ao espectador os seus sentimentos.

Tal como noutros filmes de Wong Kar-Wai as personagens são extremamente solitárias e saturadas do stress e angústias urbana. O realizador mantém, portanto, os seus traços característicos e de qualidade. O aspecto visual, a música, os planos de câmara, tudo funciona de forma a que o espectador entre no mundo dos personagens e sinta o que eles sintam. Um filme que alia arte a entretenimento e que não deixa ninguém indiferente.
Classificação: 7/10
Sérgio Lopes
6 Comments:
O Fallen e o Chungking sao os meus 2 filmes favoritos do mestre kar wai! Realização fabulosa e muito peculiar, excelente construção de personagens e desempenho dos actores e bandas sonoras perfeitas! (Depois de tantos anos ainda nao me saiu da cabeça aquele inicio avassalador do chungking.....)
Dois filmes essenciais!
Já agora e nem de propósito, para quem como eu venera estes 2 do mestre kar wai, recomendo o filme que referia no outro post (hong kong awards)- quando falei de uma das minhas actrizes favoritas.
"Suzhou River" - Um filme bem ao estilo de mestre kar wai, desde o ambiente e realização hipnótica, passando pelo excelente argumento e claro a xun zhou :)
Tenho de dar mesmo uma espreitadela nesse Suzhou River. Dev ser mesmo algo de surpreendente.
Qt a Wong Kar-Wai, sempre genial!
Cumprimentos,
Sérgio lopes
Kar-wai sempre bom. Bjs
Qual seria a música (reggae) que acompanha o filme !? Qual seria o cantor !?
Engraçado, pois perguntava-me agora mesmo sobre a musica com o sample do Karmacoma dos Massive Attack (uma vez k o filme é de '95 e o album de MA é d '91, suponho k a vs do filme é posterior, mas c os longos periodos de produçao do Kar-Wai, é bem capaz d ele ter a musica em mente anos antes).
Oops, e não é k a música é mesmo uma versão alternativa de "Karmacoma" dos Massive Attack, cujo original está no album "Protection e ñ no "Blue Lines" como eu havia escrito.
Enviar um comentário
<< Home