quarta-feira, maio 31, 2006

Summer Palace sem prémios em Cannes

O filme "The Wind That Shakes The Barley", do realizador britânico Ken Loach, sobre a luta pela independência da Irlanda em 1920, ganhou neste domingo a Palma de Ouro do Festival de Cannes.

Na categoria de melhor realizador, o mexicano Alejandro González Inarritu venceu com "Babel", um retrato dramático de obstáculos pessoais, culturais e nacionais, com Brad Pitt e Cate Blanchett.

A Palma de Ouro, um dos prémios mais importantes do cinema, ficou com um dos cineastas e activistas sociais mais respeitados do Reino Unido. A escolha foi apropriada para um festival no qual os filmes políticos roubaram boa parte da atenção. O realizador de 69 anos afirmou que a luta irlandesa pela independência, contra um império que impunha a sua vontade sobre um povo estrangeiro, tinha paralelos com a ocupação a que actualmente o Iraque está submetido.

O Grand Prix, o segundo lugar, foi dado a "Flanders", realizado pelo francês Bruno Dumont. Trata-se de uma reflexão sobre a guerra e os seus resultados. As imagens brutais de paisagens desérticas, tropas atacadas por atiradores árabes e execuções de soldados capturados são uma clara referência às guerras do Iraque e do Afeganistão.

O prémio de melhor interpretação feminina em "Volver", do espanhol Pedro Almodóvar, foi para Penélope Cruz e Carmen Maura.

A categoria masculina também foi dividida. Ganhou o elenco de "Days of Glory", um filme sobre o papel das tropas do norte africano na defesa da França, durante a Segunda Guerra. O elenco do filme é composto por Jamel Debbouze, Samy Naceri e Sami Bouajila.
Almodóvar ganhou também o prémio para melhor argumento com "Volver", um dos favoritos da crítica para ganhar a Palma de Ouro.

O prémio do júri foi para a britânica Andrea Arnold e o seu filme "Red Road", sobre uma mulher cujo emprego é monitorizar as obscuras ruas de Glasgow através de câmaras de segurança instaladas a cada esquina.

Curioso verificar que num júri presidido pelo realizador conceituado de Hong-Kong, Wong Kar-Wai, e com a inclusão de Ziyi Zhang, como membro do júri, nenhum prémio foi para Summer Palace, de Lou Ye.

Resta-nos a consolação da consagração de Luxury Car, de Wang Chao, vencedor do prémio "un certain régard" e da curta Iron, com o Critic award. Para o ano há mais...

Sérgio Lopes

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Então e o mais importante?!? os asiaticos premiados.

"Luxury Car" (Wang Chao) - 'Un Certain Regard' e a curta "Iron" - Critic Award - do Nakano

abraço!

6:11 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Já está rectificado amigo. Muito obrigado pela informação!

7:30 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home