sábado, junho 10, 2006

Inner Senses (Yee do hung gaan)


Hong-Kong, 2002, 94Min.

Página Oficial -
Trailer - Fotos

Sinopse: Cheung Yan (Lam Ka Yan) tenta escapar aos espíritos que a aterrorizam e a perseguem mudando de residência. Um familiar (Waise Lee) recomenda que ela consulte um psiquiatra, Dr Jim Law (Leslie Cheung). Á medida que o tempo avança, Jim consegue aperceber-se do passado de Yan e com sucesso curá-la. E tal como esperado, acabam por se apaixonar! No entanto em vez de viverem felizes para sempre, Jim torna-se cada vez mais estranho, principalmente à noite e começa a adoptar comportamentos estranhos…

Crítica: Inner Senses é um thriller de contornos sobrenaturais que segue a linhagem de filmes como O Sexto Sentido ou The Eye dos irmãos Pang, Pelo menos é influenciado por ambos ou contém alguns traços de similaridade. Apesar das altas expectativas que tinha para ver este filme, sabendo que como protagonista principal tinha Leslie Cheung (quem não se lembra na incrível performance do actor em Adeus minha concubina?) e que tinha granjeado inúmeros prémios nos Hong-Kong Film Awards, não posso deixar de afirmar que fiquei um pouco desiludido.

Não que o filme seja uma miséria comparável por exemplo a Gabal, The Doll Master ou Cello, entre outros, mas sinceramente estava à espera de mais. Apesar do trabalho exemplar dos protagonistas, da música adequada para criar o ambiente de esquizofrenia necessário e da narrativa sólida, o último terço do filme quase que deita tudo a perder. Nesse ponto, Inner Senses volta a cair no erro recorrente dos filmes asiáticos que exploram a temática fantasmagórica, que é um final por vezes anedótico e inadequado. Confesso que, por exemplo, achei ridículo que o som que o ser fantasmagórico fazia quando se mexia se assemelhasse ao som de uma porta a ranger. Enfim…

O filme deambula entre os géneros melodrama e sobrenatural (a recorrente aparição de espíritos), sendo que se pode afirmar que está dividido em duas partes mais ou menos distintas. Na primeira metade, seguimos a história de uma jovem assombrada por espíritos sendo forçada a procurar um psiquiatra. Na segunda metade, estamos centrados no psiquiatra que, após uma inversão total de papéis, é ele próprio agora assombrado… O clic para esta inversão de papéis nunca é totalmente explicada pelo realizador e o último terço do filme com um final fantasmagórico à Ringu não ajuda nada e só provoca um anti-climax.

Inner Senses, apesar de tudo, tem alguns sustos e maior consistência do que maior parte das obras asiáticas de terror recentes, Pelo menos procura outros caminhos e em certa maneira cumpre os seus propósitos. Como curiosidade final, Inner Senses foi o último filme do actor/cantor Leslie Cheung, que se suicidou em 2003, saltando do telhado de um hotel. Com certeza que quem vir Inner Senses irá no mínimo achar bizarro Cheung ter escolhido esse método de suicídio… Diz-se até que o actor sofria de depressão durante a rodagem da película o que poderá ter dado ainda maior credibilidade e realismo à sua interpretação.

Classificação: 5/10

Sérgio Lopes