sábado, junho 03, 2006

Marebito

Japão, 2004, 92Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Um cameraman obcecado pelo medo (Shinya Tsukamoto) investiga uma lenda urbana que envolve misteriosos espíritos que assombram os longos e sinuosos túneis subterrâneos em Tokyo…

Crítica: O resumo apresentado na sinopse abre um pouco o apetite cinéfilo para visualizar o filme de Takashi Shimizu, Marebito, criador da aclamada obra de terror Ju-Hon. Embora, na minha opinião, Ju.Hon seja um filme sofrível enquadrado no âmbito do género J-Horror, Marebito pauta-se como uma agradável surpresa, um filme de terror psicológico na sua verdadeira essência.

Tendo como protagonista principal o realizador de culto Shinya Tsukamoto (Masuoka), Marebito é uma viagem progressiva ao subconsciente de um homem perturbado e obcecado pela natureza do medo, viagem essa apresentada sempre pelo ponto de vista do protagonista, quer pela sua voz-off, (a voz do pensamento) quer através da sua câmara, instrumento que utiliza para captar a essência do medo, capaz de transmitir uma atmosfera claustrofóbica, principalmente nos túneis subterrâneos.

Após o suicídio de um homem registado pela sua câmara, Masuoko decide deambular pelos túneis subterrâneos de Tokyo, tentando encontrar as respostas ao porquê de o homem ter o medo estampado no olhar, momentos antes do suicídio. Lá encontra um ser feminino, jovem, bonita e completamente nua, que se alimenta de… sangue. Masuoko leva-a de volta ao seu apartamento e cuida dela... E mais não conto, pois estaria a estragar a visualização de Marebito, uma vez que os ambientes Lynchianos e de Cronemberg que existem implicam interpretações diferentes de pessoa para pessoa.

Com uma narrativa bastante segura, Takashi Shimizu constrói um pequeno filme de terror psicológico que se consegue afastar um pouco dos estereótipos do J-Horror, trazendo um pouco de frescura ao género. Filmado em apenas 8 dias (!) e apesar de algumas limitações a nível de efeitos especiais, Marebito pauta-se como um excelente estudo sobre a alienação num meio urbano e uma das melhores propostas do cinema alternativo asiático. Perturbante e bizarro, Marebito vale bem a pena para quem estiver disponível em encontrar a natureza do medo…

Classificação: 7/10

Sérgio Lopes

6 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ju-on sofrivel?!?!? :)
O "Marebito" é um filme que vale mt pelo ambiente sinistro, estranho e psicótico e nao pelos sustos. Conta ainda com algumas cenas perturbadoras e um Tsukamoto absolutamente perfeito como personagem principal!
Bom para uns (eu incluido) mau para outros, mas sem duvida que deixa uma marca em todos!

6:55 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Bom... TF10, acho o Ju-Hon um filme nada de especial e o remake americano ainda pior! Desafio-te a fazer a crítica ao filme para eu a colocar no cineasia e poderes explanar os teus argumentos.

Qt a Marebito, de facto gostei e se leres a minha crítica, eu falei em bizarro, perturbante e ambiente claustrofóbico, ou seja, vai de encontro ao que tu dizes n axas?

Cumprimentos,

Sérgio

1:04 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Em relação ao Ju-on, so o referi pq achei curioso (e desconhecia) o teu desprezo pelo filme. E ju-on para mim so mesmo os curse (tv) e os grudge, o remake nao sei, nem me interessa.

Sobre o Marebito, o meu comentario vai de encontro ao que dizes. Na minha 1º frase nao me referia ao teu texto, era apenas um alerta, para aqueles que vao ver o filme à espera de grandes sustos, tipicos de mts outros filmes de horror asiaticos, (que é o que mt gente procura no horror asiatico) e que por certo nao vao encontrar, pq eles nao existem.

11:27 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Ok Tf10. Mas gostava que fizesses uma review do Ju-Hon, porque sendo eu um dos que não gostaram do filme, não deverei fazer a review. k me dizes a essse desafio? Cumprimentos.

Sérgio Lopes

9:26 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ora essa, nao deves fazer um review so pq nao gostaste do filme?!?
Pelo contrario, desafio, era ter um review de alguem que ficou tao mal impressionado com um filme como o Ju-on.

10:26 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Ya. Eu faço reviews de filmes que n gostei como sabes. MAs no caso de Ju-hon que considro "Overraed" gostaria que alguém fizessse pra eu comentar... Cumprimentos.

12:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home