terça-feira, julho 25, 2006

Kansen (Infection)


Japão, 2004, 98Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: A negligência de um médico faz com que um paciente morra e a equipa de funcionários do hospital, apavorados, decidem omitir o erro fatal, permanecendo fora de uma corrente de eventos mortais. Os médicos de emergência trazem um novo paciente ao hospital, que foi infectado com um vírus horrível, pois os seus órgãos internos estão-se a desintegrar misteriosamente. Os médicos tentam conter o vírus, mas a fuga do paciente através do sistema de ventilação provoca uma terrível epidemia…

Crítica: Kansen / Infection é o primeiro de uma série de 6 filmes encomendados dentro do género J-Horror, que consiste em dar os meios necessários a realizadores mais ou menos consagrados para explorarem o filão do terror japonês. O segundo filme da série intitula-se Yogen (Premonition), enquanto que o terceiro é Marebito do consagrado Takashi Shimizu (Ju-Hon). Os restantes serão rodados brevemente para completar o "Hexagon J-Horror Project".

A série de filmes não se pode dizer que tenha começado da melhor forma com este Kansen. Trata-se de um filme que mistura vários géneros e no final o resultado é uma confusão total. Não é thriller, nem é terror; É uma mistura de suspense, sobrenatural e história de fantasmas. No primeiro terço a narrativa incide mais no drama vivido pelo staff do hospital quando tenta ocultar a morte por negligência de um paciente. Logo aí começam os clichés, ou seja, há médicos e enfermeiros para todos os gostos, desde a incompetente enfermeira à enfermeira mazinha, passando pelo médico egocêntrico, até ao médico perturbado mentalmente, etc. Clichés mais que batidos.
Mas eis que subitamente, a acção muda completamente de registo, quando um outro paciente que sangra um líquido verde, começa a infectar todo o staff hospitalar. Será mesmo verdade, ou apenas imaginação do pessoal do hospital? Acreditem que nem o realizador sabe, pois de facto é o que sucede no segundo terço do filme sem qualquer explicação. Nem os planos de câmara apelativos no sentido de provocarem algum suspense ao espectador, salvam argumento e narrativa (e falta de ideias) tão frágeis.

No terceiro terço do filme, aparecem as aparições fantasmagóricas (suponho eu). No final o espectador tenta perceber, após 95 minutos de filme o que se terá realmente passado. Os inúmeros finais em aberto deixam o espectador perplexo e esse é o grande problema de Kansen. Não sabe qual o caminho a tomar, nem existe uma ponta sequer de lógica. Parece um produto saído da mente de alguém esquizofrénico, ou então alguém que quer num só filme empilhar ideias mal concebidas, criando um produto menor e um mau arranque para a série de filmes baseados no J-Horror.

Classificação: 3/10

Sérgio Lopes