sábado, agosto 12, 2006

Dark Tales Of Japan (Suiyô puremia: sekai saikyô J horâ SP Nihon no kowai yoru)

Japão, 2005, 93min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse:
Cinco dos maiores cineastas Japoneses de filmes de terror, prometem oferecer uma viagem aos limites mais longínquos do medo... São cinco curtas, num só filme, intituladas: The Spiderwoman, Crevices, The Sacrifice, Blond Kwaldan e Presentiment.

Crítica: A acção começa num autocarro que viaja numa estrada à Lost Highway e faz uma paragem perto dum cemitério onde apanha uma mulher idosa e com aspecto estranho que pergunta: querem ouvir uma história de arrepiar? E aí começa "Tales of Terror", que no fundo são 5 contos de terror com a mulher idosa como fio condutor da narrativa entre eles como se estivesse a contá-los ao espectador.

São 5 curtas, de 5 realizadores japoneses, entre os quais o único realmente conceituado é Takashi Shimizu (Ju-Hon,Marebito). Apesar de publicitado como uma obra de 5 dos maiores realizadores do J-Horror, nomes consagrados como Hideo Nakata (The Ring, Dark Water) ou Kiyoshi Kurosawa (Pulse, Loft), não fazem parte da antologia, uma produção para TV, filmada em exclusivo em video digital. Vamos então a uma pequena descrição dos segmentos que compõem Dark Tales Of Japan:

"Spiderwoman" (KUMO-ONNA), realizado pelo argumentista de "Dark Water", Yoshihiro Nakamura, baseia-se num repórter que vende imensos jornais Às custas de uma lenda urbana, sobre uma mulher que é metade aranha. Bizarro? claro que sim. è um segemento que gostaria de ter visto realizado por Takashi Miike. com certeza iria ser violento e ainda mais bizarro... Não é um segmento totalmente satisfatório, para além de sem nexo, mas dá para rir...

"Crevices" (SUKIMA), pelo realizador de "Ring 0", Norio Tsuruta, é superior a Spiderwoman. Após o desaparecimento de um inquilino, o senhorio chama o seu melhor amigo para investigar. Chegados ao aprtamento, encontram-no selado e com um video do último dia de vida do inquilino... "Crevices", mesmo não sendo nada de especial, consegue ser mais interessante e assustador.

"Sacrifice" (ONAMAKUBI), realizado por Kôji Shiraish. Uma mulher é perseguida pelo seu colega de trabalho obcecado por ela e também por magia negra, ao mesmo tempo que a sua mãe fica extremamente doente e relembra memórias de infância de uma cabeça gigante, sem corpo, que habitava em sua casa... Trata-se do segemnto mais bizarro, mais longo e mais desenvolvido. é uma proposta interessante.

"Blonde Kaidan" (KINPATSU KAIDAN), pelo realizador de entre outros, Ju-Hon e Marebito, Takashi Shimizu. É o segmento mais curto e infelizmente o menos conseguido. Trata de um japonês que em visita a Hollywood fica fascinado pelas loiras americanas. Chegado ao quarto de hotel, é assombrado pelo que parece ser o fantasma de uma loira... Terrivelmente inócuo e ineficaz. Uma pena, vindo do realizador consagrado que é Shimizu.

"Premonition" (YOKAN), pelo realizador de Infection, Masayuki Ochiai, é a história bizarra de um executivo desonesto, conhece 3 almas invulgares à espera da sua morte... è um segmento muito bem realizado, bem interpretado, com excelente ambiente macabro e claramente o melhor dos 5 segmentos que compõem Dark Tales Of Japan.

Em resumo, Dark Tales Oj Japan, não é eficaz como um todo. A maior parte dos segmentos em vez de meter medo, por vezes fazem-nos rir, de serem um pouco ridículos. Por outro lado, remonta um pouco a Twilight Zone. E tal como na série americana, nem todos os epsódios eram garantia de extrema qualidade. Nesse sentido, Dark Tales Of japan, vale a visualização, pois entre as lendas urbanas japonesas, o espectador contará com alguns sustos e também algumas gargalhadas.

Classificação: 5/10

Sérgio Lopes

3 Comments:

Blogger MegeCatt said...

Ja vi o filme e concordo plenamente consigo. A fraca prestação dos actores, que chegam a roçar o ridículo, imprime ao enredo uma componente cómica, retirando-lhe o "medo" que nos poderia (teoricamente) provocar. Pelo menos torna-se útil para ter conhecimento de alguns mitos urbanos japoneses..

Continua o bom trabalho!

Daniel Rosa

2:00 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Daniel obrigado pelos elogios.

Qt a Dark Tales Of japan, poderia ser melhor. è um pouco fraquinho....

Cumps

Sérgio Lopes

2:40 da tarde  
Blogger Unknown said...

adorei o estilao trash desse filme

7:34 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home