quinta-feira, agosto 03, 2006

New York Asian Film Festival 2006 - Vencedor


O New York Asian Film Festival 2006, evento anual que permite visionar uma série de filmes asiáticos em Nova York, foi um sucesso ainda maior que as anteriores edições. Como sempre, o público elege o melhor filme do festival no denominado "Audience Award". Este ano a disputa foi muito renhida entre o filme japonês, "Always" e o mega sucesso coreano "Welcome to Dongmakgol". Saiu vencedor "Always", mas com muito poucos votos de diferença.

Always, de Takashi Yamazaki, trata-se de um drama nostálgico sobre os habitantes de um bairro pobre em Tokyo, durante o milagre económico do final da década de 50. A película de Yamakazi teve o dom de fazer com que os espectadores saissem do cinema a chorar ou a rir, e irá juntar-se assim aos ilustres vencedores de edições anteriores, MY SASSY GIRL, PING PONG, PLEASE TEACH ME ENGLISH e THE TASTE OF TEA, como vencedores do "Audience Award".

Uma palavara para Welcome to Dongmakgol, um épico Coreano, grande sucesso de público, sobre uma aldeia montanhosa isolada nos anos 50, que não se apercebe minimamente que a guerra da Coreia se está a desenrolar mesmo ali abaixo da montanha. Poucos votos separaram os filmes, por isso, a película coreana pode-se considerar igulamente vencedora (embora não oficialmente).

Sérgio Lopes