quinta-feira, setembro 14, 2006

«Still Life» vence festival de Veneza!

O Leão de Ouro do 63º Festival Internacional de Cinema de Veneza foi atribuído no passado sábado ao filme Sanxia Haoren / Still Life, do realizador chinês Jia Zhang-ke. O filme é uma crónica comovente da vida de uma aldeia que vai ser submersa devido à construção de uma barragem.

Jia Zhangke, 36 anos, é um dos grandes autores da chamada sexta geração do cinema chinês, tendo realizado, entre outros, os filmes «O Mundo» (2004) e «Plataforma» (2000).

Nesta 63ª edição do Festival de Cinema de Veneza, Jia Zhangke apresentou também um documentário, «Dong», sobre a construção da faraónica barragem das Três Gargantas do Rio Yangzte, no centro da China: «Estou orgulhoso de ter apresentado dois filmes em Veneza, uma cidade cercada de água, porque os meus filmes são histórias inspiradas pela água», disse Jia Zhangke, que se definiu como representante da «cultura do rio».

O facto do júri ser presidido por Catherine Deneuve, grande adepta do cinema asiático e a recente notícia da proibição de Lou Ye em filmar em solo Chinês, imposta pelas autoridaes locais por um período de 5 anos, poderá ter influenciado a decisão final, num festival de Veneza em que os grandes filmes americanos foram até... vaiados, caso por exemplo do muitíssimo aguardado, The Fountain!

Sérgio Lopes