domingo, outubro 01, 2006

1º aniversário do CINEASIA!!!!!

Faz hoje um ano que foi criado oficialmente o CINEASIA. O que começou por uma mera vontade do seu criador e fundador, Sérgio Lopes, em escrever sobre cinema asiático, cinema esse com pouca divulgação na blogosfera nacional, tornou-se aos poucos num site de alguma referência para quem quer se iniciar no belo cinema oriental.

Contando com a preciosa ajuda de outros ilustres bloguistas, da blogosfera nacional e brasileira, o cineasia felizmente tem vindo a crescer. Contribuições de Miguel Lourenço Pereira, Gonçalo Sá, Fábio Guerreiro e Francisco Mendes, entre outros, foram (e ainda o são) extremamente importantes para o bom arranque do blogue.

Com o aumento das visitas diárias à medida que o tempo foi passando, mais responsabilidades em actualizar o blogue e mantê-lo interessante, foi necessário implementar. Felizmente, orgulho-me de ter colaboradores regulares que com as suas críticas bem estruturadas e que denotam um conhecimento vasto e profundo da cinemateca asiática, engrandecem o cineasia e permitem ter opiniões diversas, géneros diferentes em análise, e correntes cinematográficas distintas em apreciação.

Muito obrigado a Ric Bakemon, Misato e mais recentemente, Monsenhor e Satyr, pela sua importantíssima contribuição. Pena que o ilustre Takeo Maruyama não tenha o tempo suficiente que lhe permita colaborar no cineasia, pois não só escreve muito bem, como também tem um conhecimento profundo da obra asiática e o privilégio de morar no Japão, onde assiste a algumas películas no… cinema. Mas para matarmos as saudades das suas belas dissertações, esta semana leiam a crítica a SPL- Sha Po Lang, por Takeo Maruyama.

E de facto, 1 ano, passou depressa… Mas o cineasia é um projecto que felizmente tem pernas para andar e do qual muito me orgulho. Continuo, no entanto, a ter um objectivo num futuro próximo. Pretendo que o cineasia ainda possa crescer mais e para isso era importante ter um número de colaboradores que permitisse publicar uma crítica por cada dia da semana. Desta forma, não só se divulgam mais filmes e correntes de cinema, como poderemos igualmente abrir o leque a artigos de opinião e biografias de realizadores asiáticos consagrados. Neste momento, é essa a meta que traço e espero consegui-lo.

Por enquanto, meus amigos, que me visitam diariamente (media de 100 visitas por dia, mais de 2500 visitas mensais, de momento), o cineasia vai hibernar por uma semana. Digamos que vamos tirar umas mini-férias, após um ano de trabalho (e prazer). Mas para que não fiquem sem nada para fazer, aqui fica um pequeno exercício para matar o tempo …

Quem quiser poderá assinar o seu nome, substituindo cada letra pelo som japonês correspondente (à direita de cada letra) :

A- ka * B- tu * C- mi * D- te * E- ku * F- lu * G- ji *H- ri * I- ki * J- zu * K- me * L- ta *M- rin * N- to * O-mo * P- no * Q- ke * R- shi * S- ari * T-chi * U- do * V- ru * W-mei * X- na * Y- fu * Z- zi

Eu dou o exemplo...

Sérgio Lopes (Arikushijikimo Tamonokuari)

20 Comments:

Blogger Marcus Vinícius said...

Feliz Aniversário! Poxa, que legal, um ano de Cineasia! Fico muito feliz e orgulhoso por ter participado dele e desejo tudo de bom, além de muito sucesso, para meu amigo Sérgio.

Um abraço tricolor oriundo do sul do Brasil!

4:26 da manhã  
Blogger Marcus Vinícius said...

Ah, me esqueci de assinar...

Rinkashimidoari Lushikukichikaari

4:28 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muito legal... Estou muito feliz de fazer parte do cineasia, e principalmente numa data importante como essa... Agradeço de coração ao amigo Sérgio pela oportunidade que me concedeu de, acima de tudo, aprimorar meu conhecimento sobre o cinema oriental e pela oportunidade de expor o q sinto ao apreciar a tão bela arte q na maior parte das vezes, só os orientais conseguem nos porporcionar... parabéns ao Sérgio, que é uma excelente pessoa, e a todo o time de colaboradores do cineasia, q têm feito um excelente trabalho... e parabéns àqueles q acompanham o cineasia desde um ano atrás... contamos sempre com sua presença e ficamos sempre agradecidos... obrigado a todos e que seja daqui pra melhor...

Victor Marculano (Rukimichimoshi Rinkashimidotakatomo)
ou
Monsenhor (Rinmotoarikutorimoshi)

5:54 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Parabéns por um ano de site, Sérgio! Sempre passo por aqui para me inteirar das novidades e informações sobre o cinema asiático, e o seu site é um dos melhores que conheço em português. Tenho assistido à muitos bons filmes graças às recomendações tantos suas quanto de outros colaboradores do site. Desculpe eu não postar, confesso que eu gosto tanto de ler o site que acabo por esquecer de vir comentar sobre os filmes...^^
Longa vida ao CineAsia e ao grande cinema asiático!
Um abraço,
Ladykao
ou
Patricia Lima
ou
nokachishikimikika takirinka :)

7:23 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Muitos parabéns!!!
Quase todo dia dou uma espiadinha no site e procuro pelos filmes que vocês indicam. Aqui no Brasil é meio difícil de achar... mas a gente se vira!!!

Muitos mais anos de vida!!!

Mikarinkitaka

7:36 da manhã  
Blogger Francisco Mendes said...

Muitos parabéns caro Sérgio e votos de umas belas mini-férias!

Que venham mais anos repletos de belos posts.

Lushikatomikiarimimo Rinkutotekuari. :)

9:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Wow! Já se passou 1 ano?!?!?! Parabéns pelo seu excelente trabalho de divulgação do cinema asiático, Sérgio. Lamento pelo fato de não ter muito tempo livre para colaborar com esse blogue, mas prometo que esporadicamente (quando tiver alguma review mais elaborada, claro) enviarei material pra publicar aqui.

Acredito que, pela quantidade de reviews já publicadas aqui, brevemente o CINEASIA vai virar um site. Estamos torcendo por isso!

Um grande abraço!

12:44 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

muito bacana, fico contente em ver que o sítio está se tornando uma referência a quem quer começar a acompanhar o cinema asiático ou a quem quer conhecer mais diretores.
uma pena meu tempo ser curto. pretendo, assim que possível, compensar.

1:49 da tarde  
Blogger gonn1000 said...

Muito bem, fico feliz por este projecto se ter tornado num dos blogs de cinema mais peculiares da blogosfera tuga. E já sabes, podes continuar a recorrer a artigos meus sempre que quiseres. Boa continuação :)

Jimotomikatamo Arika

8:25 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Um brinde a todos!

5:48 da tarde  
Blogger Carlos M. Reis said...

Muitos parabéns Sérgio, e acima de tudo, obrigado pelo trabalho.

Os melhores cumprimentos!

10:12 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Um espaço de referência na blogosfera cinéfila! Muitos Parabéns! E continuação de um óptimo trabalho :)

rikutakutoka
(pequena dúvida com o h..lol)

12:34 da manhã  
Blogger Luiz Alexandre said...

Ah, o Takeo não assinou, uhauhahuahuahu.

Tadokizi Katakunakatoteshiku

3:20 da manhã  
Blogger C. said...

Muitos parabéns por este singular espaço da blogosfera!

Não me esqueci de que te estou a dever um texto ;)

5:43 da manhã  
Blogger Sofia C. said...

Parabéns!!! Arimolukika:-)

9:23 da manhã  
Blogger TailsApnea said...

Muito bom, to sempre aqui procurando uns bons filmes pra assistir. Parabens \o/

TailsApnea ou Chikakitaari Kanotokuka

4:30 da tarde  
Blogger TailsApnea said...

Pode chamar so de Chikaki hehehe ^_^

4:34 da tarde  
Blogger atomo! said...

Desde já feliz aniversário para um dos blogs que 'rules' na blogesfera portuguesa

10:33 da manhã  
Blogger Sérgio Lopes said...

Boa tarde pessoal.

Desde já quero agradecer a todos sem excepção o apoio e mensagens de incentivo recebidas esta semana.

Isso obriga a maior dedicação, esforço e trabalho, para manter o cineasia interessante, actual e de referência. Para isso, conto também com o apoio e colaboração de todos os que passam por este espaço.

E amanhã voltamos ao ritmo normal, com muitas noticias e críticas sobre a sétima arte asiática!

Obrigado a todos e até amanhã.

Bons filmes...

Sérgio Lopes

3:39 da tarde  
Blogger Nuno Cargaleiro said...

parabens!

todotomo mikashijikatakukishimo

4:13 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home