sábado, outubro 28, 2006

Chaos (Kaosu)

Japão, 1999, 90Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: 'Chaos' inicia quando um casal - Takayuki (Ken Mitsuishi) e Satomi (Miki Nakatani) – vão almoçar e Satomi simplesmente desaparece. Subitamente, Takayuki, um homem de negócios, começa a receber estranhos pedidos de resgate. À medida que o relacionamento entre Satomi e o seu raptor, Goro (Masato Hagiwara), é revelada, o filme começa a desenvolver uma narrativa labiríntica, onde nada é o que parece…

Crítica: Posterior a Ringu (Ring), o mega-sucesso que potenciou o boom de produções asiáticas de terror, Chaos, continua a demonstrar a habilidade de Hideo Nakata como contador de histórias, criando tal como em Ringu, um thriller, só que desta feita, mais intenso e com inúmeras reviravoltas de argumento.

Com óbvias influências Hitcockianas, em particular a Vertigo, a obra-prima do mestre de suspense britânico, Chaos é um exercício policial de mistério e suspense, onde nada parece o que é, no qual o espectador vai sendo confrontado com novas e variadas informações e reviravoltas ao longo de todo o filme.

Com uma realização segura e um bom trabalho de câmara, bem como com reviravoltas na narrativa permanentes fruto da montagem em flashback, o espectador vai se inteirando dos acontecimentos e vai sendo surpreendido pelas sucessivas revelações dadas por Nakata, o que faz com que uma história que não é nova, funcione bastante bem e prenda a atenção do espectador do primeiro ao último minuto da película.

Destaque, para além do trabalho do realizador, para as boas interpretações de todo o elenco, com especial incidência para Miki Nakatami, actriz fetiche de Hideo Nakata, habitual presença nas suas películas. È ela o centro de toda a narrativa e é sobre ela que giram todos os acontecimentos e peripécias.

Embora perca algum fôlego na parte final, Chaos é um thriller decente e eficaz e que mostra o potencial do cineasta fora dos domínios do terror. Aliás, na minha opinião, Nakata não é um cineasta de filmes de terror, pois Ringu ou Dark Water, são filmes que provocam o susto através da manipulação do suspense. E nesse campo, Nakata é claramente superior.

Classificação: 6/10

Sérgio Lopes