sábado, outubro 14, 2006

Marathon


Coreia do Sul, 2004, 117Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos


Sinopse: Embora Cho Won tennha 20 anos de idade, ele tem o cérebro e compreensão do mundo como uma criança de 10 anos., pois sofre de autismo. Sabendo que Cho Won gosta de correr, a sua mãe, Kyong Sook inscreve-o numa variedade de corridas tendo como meta competir numa maratona para atingir o objectivo de qualquer concorrente amador: terminar a corrida em menos de 3 horas. Mas será que essas altas ambições são para benefício do filho ou será dela própria? Será que Cho Won gosta mesmo de correr ou é apenas "ensinado" para concordar com os desejos da sua mãe?


Crítica: Marathon é o filme de estreia do realizador coreano Jeong Yoon-chul e conta a odisseia de um jovem autista Cho won (Cho Seung-woo) e da sua super-protectora mãe, que acaba por descurar o seu outro filho em função da obsessão pelo seu filho autista que requer cuidados constantes. A vontade de Cho Won em correr (ou desejo imposto pela mãe?) e as boas classificações em provas regionais levam a que a sua mãe peça ajuda a um ex-atleta, Yun Jung-won, outrora consagrado, actualmente mergulhado na bebida, para treinar Cho Won para correr a maratona.

No inicio, a relação entre treinador e atleta não é fácil, mas a pouco e pouco vão criando uma empatia tal que é colocada em causa a super-protecção da mãe, questionando se Cho Won faz o que lhe apetece ou aquilo que é vontade de sua mãe e lhe é imposto fazer por ela, ao mesmo tempo que de certa forma, provoca um renascimento em Yun Jung-won, que vê no seu pupilo a motivação que lhe faltou após ter terminado a carreira.

Baseado em factos reais, o realizador coreano passou cerca de dois anos entrevistando o jovem autista no qual baseou a sua história, o que significa que tinha perfeito conhecimento da sua maneira de ser, motivações e objectivos alcançados, podendo criar um filme com bases factuais bem concretas. Todo o peso interpretativo recai sobre os ombros do actor Cho Seung-woo que recria de forma magistral o autista Cho Won. Aparentemente, o actor teve o privilégio de se encontrar com Bae Hyung Jin, o jovem que serviu de inspiração real para o filme, permitindo assim captar todos os seus tiques e maneirismos próprios.

Embora filmado de forma sóbria e eficaz, Marathon não é mais do que um tear jerker que mistura com doses equilibradas drama e humor. Embora com um final provavelmente previsivel, o cineasta coreano consegue manter sempre o ritmo ligeiramente interessante, conduzindo a narrativa a bom porto. Tendo sido um enorme sucesso de bilheteira no país de origem, Marathon é um filme agradável mas não mais do que isso. Um filme que se vê com agrado numa tarde de domingo e que foi claramente feito para um público mais abrangente e mainstream. É uma história de acreditar na concretização de objectivos contra todas as dificuldades.

Classificação: 6/10

Sérgio Lopes