quarta-feira, novembro 22, 2006

Cinderella


Coreia Do Sul, 2006, 90Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Hyoon-su (Sin Se-kyeong) foi criada pela sua mãe solteira, uma conceituada cururgiã plástica e vive uma vida bastante feliz. Mas a sua vida começa a ficar mais negra quando subitamente uma das suas amigas morre após ter sido sujeita a uma operação plástica. A partir deste ponto as coisas começam a piorar, quando Hyoon-su descobre um terrivel segredo do passado. O relacionamento com a sua mãe nunca mais será o mesmo após esta descoberta...

Crítica: Aproveitando a onda (ainda subsistente) de películas de terror asiáticas, o realizador Coreano Bong Man Dae, maioritariamente conhecido por filmes do género soft porn, tenta afastar-se do rótulo criado por si mesmo e apresenta Cinderella, um drama Coreano, mascarado de filme de terror. Embora com epíteto de filme de terror, Cinderella pauta-se por um drama, baseado no conflito entre mãe e filha, com o tema da cirurgia plástica como suporte para o cenário de terror.

Com óbvias influências de "A Tale Of Two Sisters", no modelo (obviamente muitos furos abaixo da obra-prima de Kim Jee-Woon), ou, por outro lado, de Dark Water, de Hideo Nakata, na forma como o cineasta Coreano trata o drama entre mãe e filha, Cinderella, privilegia sempre a componente humana e a composição das personagens, em detrimento do susto fácil, embora nem sempre o faça da melhor forma e por vezes não consiga encontrar o equilíbrio ideal entre as duas componentes, ao contrário de "A Tale Of Two Sisters".

Mas como qualquer filme asiático de terror que se preze, não poderá faltar a rapariga de longos cabelos negros que é a fonte dos acontecimentos macabros e que procura justiça através da vingança, nem os famosos twists, nem sempre eficazes, que infelizmente provovam uma reviravolta de argumento e muitas vezes também na mente confusa do espectador. Felizmente em Cinderella, poucas vezes aparece a rapariga de longos cabelos negros, embora a nível de twists haja um ou dois, mais ou menos previsíveis e pouco exequiveis.

No entanto, o que salva Cinderella, é a realização sólida de Bong Man Dae, que com uma narrativa não linear, com recurso aos flashbacks e ao uso de cenas surreais consegue manter a expectativa do espectador até quase ao final da película. Destaque também para as boas performances das actrizes principais (o filme é composto essencialmente por personagens femininas) e para uma bela fotografia, já habitual no cinema Coreano. Cinderella, não sendo um filme perfeito (longe disso), acaba por se destacar do marasmo de produções asiáticas de terror que parece terem chegado a um ponto de estagnação e se assemelham a um simples copy/paste a cada nova produção.

Classificação: 5/10

Sérgio Lopes