sábado, novembro 18, 2006

Curiosity kills The Cat (Hao qi hai shi mao)

China, 2006, 93Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: A senhora Zheng pensa que sabe tudo sobre o seu marido, incluindo o caso extra-conjugal que vem mantendo com a sexy Lynn, acabada de mudar para o seu prédio urbano. Mas no fundo, a sua curiosidade, acrescida da sua intuição feminina quem sabe, levou-a a ocultar a verdade. No entanto, ela não está ciente do preço a pagar por essa curiosidade...

Crítica: Temos de salientar que se trata de um filme comercial chinês, coisa rara, vindo de um país onde as produções cinematográficas são maioritariamente objectos de arte e sempre sujeitos à censura por parte do governo do país. Curiosity Kills The Cat é o título do filme que se pauta por um thriller, com base num triângulo amoroso entre uma casal rico e a rapariga que se intromete na aarente letargia existente, através de um affair com o homem do casal.

O realizador Yibai Zhang, utiliza uma narrativa não linear, com alguns flashbacks que vão explic ando os acontecimentos do ponto de vista de cada personagem. Nesse sentido, o thriller é mais eficaz, na medida em que obriga o espectador a estar muito mais atento ao desenrolar da narrativa para no final, ligar todas as ocorrências e tudo fazer sentido. E felizmente, tudo faz sentido e até surpreende no final...
Os actores envolvidos têm boas performances e acrescentam a dose certa de realismo às suas personagens: Carina Lau como a mulher do casal, na tentativa desesperante de salvar o seu casamento, Jun Hu, uma das estrelas de Infernal Affairs II, com mais uma boa actuação na pele do marido adúltero, apesar de um pouco mecânico e frio (talvez devido à composição que a personagem exigia). Destaque especial para Jia Song, que compõe uma sexy e atrevida Lynn, vértice do triângulo amoroso.

Yibai Zhang cria com Curiosity Kills The Cat, um thriller convencional, mas eficaz, no qual os twists são bem encadeados e fazem sentido. O filme também serve para nos mostrar um pouco da vida chinesa entre classes sociais distintas e não foge a algumas críticas mais ou menos implícitas. Ainda assim, passou incolume na censura chinesa e está na corrida para representar a China na escolha para os óscares de Hollywood, na categoria de melhor filme de língua não inglesa. Será que vai conseguir?

Classificação: 5/10

Sérgio Lopes