sábado, dezembro 02, 2006

Saint Seiya: Tenkai-hen josô - Overture

Página Oficial - Trailer - Fotos

Japão, 2004, 81Min.

Sinopse: Após a batalha contra Hades nas profundezas do inferno, os Cavaleiros defensores de Atena, a deusa da justiça, descansam em paz após anos de lutas. Porém Ártemis, irmã de Atena, pretende tomar o controle do planeta e eliminar os cavaleiros como punição por desafiarem os seres supremos...

Crítica: A famosa série Cavaleiros do Zodíaco, criada por Masami Kurumada, exibida na televisão portuguesa no canal RTP 1, em meados de 1992, foi uma das responsáveis, se não a maior, pelo boom dos animes no ocidente. Exibida em todos os continentes, os fãs mais ardorosos encontram-se na América do Sul, ainda mais com o recente lançamento de Saga de Hades e de todos os episódios em DVD’s. A série conta a história de cinco jovens que recebem a missão de proteger Atena, encarnada na terra por Saori Kiddo, e para isso contam com as suas míticas armaduras de bronze e os seus poderes sobre-humanos, o qual chamam de ‘cosmos’. Mesmo com toda a violência, CDZ trata de amizade, valores como honra e ética e nenhuma morte é banalizada. Cada personagem, independente do lado defendido e do caminho escolhido, busca a redenção.

De todos os filmes lançados do CDZ, Tenkai-Hen é o melhor. Tecnicamente muito bem produzido, visualmente é impecável. Cenários bastante coloridos e de uma estética meio futurista e clean, diferente do visto na série, como exemplo a fonte onde Atena sacrifica-se. Os guerreiros celestiais, também chamados de ‘anjos’, também são muito bem caracterizados. O facto de a obra estar inserida na cronologia é importante também, pois não é algo perdido entre a série como os outros filmes. Tenkai-Hen situa-se depois da saga de Hades (ainda não finalizada). Alguns dizem que este seria o começo da Saga dos Céus, que seria lançada em vários filmes. Já outros defendem a idéia de que, mesmo situada na cronologia, seria apenas mais um filme promocional, visto que nem o próprio Kurumada sabe se tal Saga dos Céus será concretizada. A boa notícia é que há algum tempo atrás nem o mais fanático fã imaginaria que Hades sairia em anime.

Porém os problemas continuam os mesmos, por mais compreensíveis que sejam: a duração das lutas (tanto no anime quanto no mangá levam capítulos, aqui duram minutos), final previsível e muitas questões são deixadas sem respostas. A questão da duração das lutas é compreensível (pois tem o limite de tempo de um filme) assim como o final previsível (ora essa, eles precisam salvar o mundo!), mas os pontos deixados em aberto, principalmente no final, deixam a sensação que faltou uma parte, faltou uma continuação, tanto que é por isso que a teoria de que saga seria finalizada. O argumento é fraco também, bem simples: várias lutas e algumas surpresas. Também é possível que o espectador que não conhece o anime fique meio perdido na história, mas o filme possui o necessário para entendê-la.

De qualquer forma, Tenkai-Hen é uma obra muito bonita, mas com os usuais problemas de adaptação. Uma boa animação, mas sem nada de espetacular, não chega a empolgar. Para os ardorosos fãs do anime é imperdível, pois se trata de uma obra que faz parte da cronologia, não mais uma história paralela sem nenhuma ligação com os episódios. Para quem não conhece a série, quem sabe seja um bom estímulo para começar a vê-la. Essa sim vale muito a pena.

Classificação: 6/10

Marcus Vinicius