terça-feira, fevereiro 13, 2007

Futago

Hong-Kong, 2005, 90Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Hospedados na residencial de Hong-Kong do casal Chong, outrora ligado à mafia, estão pessoas como Suzie uma prostituta com um filho, Tony, envolvido em negócos obscuros, ou Kong Jai, entre outros. Um certo dia, uma mulher japonesa de nome Mio visita a residencial à procura da sua irmã gémea Asa com a qual perdera contacto. Ao verem Mio, a imagem idêntica de Asa, os residentes ficam mais horrorizados que surpresos...

Crítica: Mais uma incursão no domínio do terror, desta feita, através de Futago, uma história de fantasmas de carácter low budget, vinda de Hong-Kong, país até com poucas tradições nesta matéria. Realizado pelo estreante Fung Yuen-Man, a trama de Futago (também por vezes denominado de 'Twin') gira em torno de duas irmãs gémeas, Asa e Mio, ambas interpretadas pela mesma actriz, Hisako Shirata, que até se safa bem no seu papel duplo.

Mio desaparece depois de ter estado hospedada na residencial Chong, quando veio a Hong-Kong com o sonho de ser uma popstar. Mais tarde, com a chegada de Asa, que é irmã gémea idêntica de Mio, começam as ocorrências bizarras... Primeiro porque todos os hóspedes ficam simplemente horrorizados com a sua chegada (o que leva a pressupor que algo se terá passado com Mio) e depois porque Asa move-se e caminha como o estereótipo da rapariga de longos cabelos negros (à The Ring), vai-se lá saber porquê. E Então começam os homicidio em catadupa com pessoas a morrer e a desaperecer rapidamente.

Nesta fase o realizador consegue manter alguma chama narrativa, fruto da incerteza dos acontecimentos, recorrendo a uma fotografia cuidada e ambientes sinistros que permitem a construção de um ambiente de tensão permanente. Infelizmente, o final ridículo, onde é desvendado o mistério que recai sobre as duas irmãs deita tudo a perder, como já vai sendo hábito em películas de terror asiáticas (pelo menos na sua maioria). Será também importante mencionar o nivel muito baixo dos restantes actores que integram Futago, meros elementos figurativos na história.

Futago até é bem filmado a espaços e com algum rigor narrativo, mas perde-se completamente devido a uma argumento débil, interpretações mediocres e principalmente uma falta de originalidade gritante. Para aqueles que foram levados a crer que Futago tinha semelhanças com 'A Tale Of Two Sisters', por favor desenganem-se. É um insulto comparar Futago à obra prima de Kim Jee-Woon. Futago é uma boa tentativa mas não convence sendo perfeitamente dispensável.

Sérgio Lopes

1 Comments:

Blogger André Salas said...

Oh poo. Futago is a fine film... you don't think A Tale Of Two Sisters was derivative? With the ghost creeping on the floor scene so obviously thrown in to cash in on The Grudge craze?

Futago is a cut above other Asian horrors, intelligent and with a subtext worthy of Lynch himself.

5:47 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home