sexta-feira, março 23, 2007

Bollywood vai rodar filmes em Portugal

A indústria de cinema indiano, a famosa Bollywood, poderá rodar filmes em Lisboa e em "outros locais exóticos" e assim levar mais turistas indianos a Portugal, noticia o jornal India Times. O jornal indiano afirma, que os governos dos dois países estão a traçar os detalhes finais de um acordo para facilitar a ida a Portugal de equipes de filmagem indianas, acordo esse firmado durante a visita do presidente português, Cavaco Silva, à Índia.

Inspirado em Hollywood, nos Estados Unidos, e situado perto de Bombaim (daí o nome), Bollywood é o maior centro de produção cinematográfica do mundo. Anualmente, produz mais de 800 filmes num país onde se estima que 14 milhões de pessoas vão ao cinema diariamente.

Segundo o jornal, este acordo poderia ser uma oportunidade para Portugal atrair mais turistas indianos e promover a aproximação entre os povos dos dois países, "muito centrada em Goa", colônia portuguesa na Índia até 1961. Outro dos pontos do memorando prevê um maior intercâmbio para a exibição de filmes indianos e portugueses nos dois países, principalmente em festivais de cinema. A edição deste ano do Fantas, no Porto, por exemplo, incluiu na sua programação uma retrospectiva dedicada ao cinema de Bollywood.

Sérgio Lopes