sábado, março 10, 2007

Shanghai Dreams (Qing Hong)

China, 2005, 123Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Nos anos 60, encorajadas pelo governo, um grande número de famílias na China deixa as cidades para se estabelecer nas regiões mais pobres do país.

Crítica: Nos anos 60, o governo chinês colocou em prática a “Terceira Linha de Defesa”, estratégia que consistia em deslocar para o interior diversas fábricas acompanhadas de famílias inteiras de trabalhadores para ocupar zonas desabitadas temendo uma invasão soviética. Duas décadas depois, a China dava os seus primeiros passos para uma abertura cultural e económica. Estava em curso, então, o desenvolvimento das cidades grandes como Pequim e Xangai, que enchiam de esperança todos aqueles que foram enviados para o interior e que mantinham um descontentamento diante de um ambiente estagnado e cercado da pobreza e que sonhavam em migrar para essas cidades grandes.

Nesse ambiente encontramos Qing Hong, uma garota que vive numa pequena cidade que descobre o primeiro amor e vive as suas primeiras aventuras como adolescente. Ao mesmo tempo, o seu rígido pai impõe-lhe severas regras de comportamento mas está determinado a voltar para Xangai.

Wu Zemim, pai de Qing Hong, mantém reuniões semanais com os seus colegas de fábrica onde discutem um plano para se mudarem para Xangai, com ou sem autorização do governo. Enquanto esse plano não sai do papel, a sua obsessão é fiscalizar a sua filha, exigindo dela empenho total nos estudos em total detrimento dos outros assuntos. Não aceita, por exemplo, que ela mantenha nenhum tipo de relacionamento ou que vá à festas ou qualquer outro passatempo que não seja os estudos e as tarefas domésticas. Apesar disso, Qing Hong faz de tudo para manter sua vida de adolescente como de uma outra qualquer. Uma rebeldia comportada que tenta seguir os seus instintos juvenis, mas que de certa forma aceita essa submissão pacificamente.

Até aqui, poderíamos estar diante do clássico tema de conflito de gerações. Um paralelo entre o tradicional choque entre pai e filha; Ou o tema político, quando vemos Wu Zemim a desafiar o próprio partido para tentar se mudar para Xangai sem autorização. Mas se esses conflitos poderiam ser entendidos como uma crítica ao sistema político, o resto do filme joga isso por água abaixo quando o realizador Wang Xiaoshuai expõe o seu lado mais panfletário — moral e político — onde explicita o que é certo e o que é errado a favor do governo. Um exemplo disso é a cena final do filme onde a família passa diante de um comboio da polícia que anuncia a execução de diversos criminosos.

Apesar disso, mais que tentar analisar o filme em si, é interessante entender um apaixonante país em constante transformação, assunto que parece ser uma obsessão do cinema chinês actual. Ao mesmo tempo que vemos filmes grandiosos com seus épicos históricos, a China apresenta filmes realistas que passam a limpo uma sociedade que viveu a época maoísta até os dias de hoje

É interessante notar que, apesar do filme estar ambientado na década de 80, ele poderia muito bem ser transportado para os dias de hoje, onde uma multidão de camponeses ainda espera pela chegada do milagre económico que parece não ultrapassar as fronteiras das grandes cidades. Ademais, o realizador Wang Xiaoshuai faz um retrato de uma época que ele fez parte. “ dedicado aos meus pais e aos muitos outros que compartilharam um destino similar”, disse na época de seu lançamento.

Voltando ao filme, a verdade é que Xangai Dreams discute o conflito entre esse sonho por parte dos migrantes em buscar um futuro melhor na cidade grande e a vontade da nova geração em permancer na cidade onde cresceram e ali estabelecerem sua vida e tiveram sua primeira paixão. E mais que uma simples história sobre conflito de gerações, Shanghai Dreams é um filme sobre sonhos. Seja ele, o sonho da busca de uma vida melhor economicamente desejado pelo pai, seja ele o simples sonho de viver a vida como ela se apresenta sonhada pela filha. Vencedor do Prémio do Júri no Festival de Cinema de Cannes em 2005.

Ric Bakemon