segunda-feira, abril 30, 2007

Indie Lisboa 2007 - Grande Vencedor

O cinema asiático voltou a saír premiado do Indie Lisboa, não só com o galardão principal atribuído ao filme proveniente da Malásia, do cineasta Tan Chui Mui, Love Conquers All (vencedor ex-aequo com o argentino 'El Amarillo'), mas também com algumas curtas metragens premiadas.
Love Conquers All, conta a dolorosa história de Ah Ping, a jovem vinda da terreola para a grande cidade, para trabalhar com a tia. Inicialmente parece não ter tempo nem vontade de conhecer as distracções nem os perigos da cidade, mas rápida e drasticamente tudo muda… A candura da jovem actriz Coral Ong Li Whei encaixa perfeitamente na forma como a personagem encara a inesperada reviravolta que a sua vida vai dar. O filme acumula assim mais uma distinção depois de recentemente galardoado com o primeiro prémio no Festival Internacional de Roterdão.

Na secção Onda Curta, “ADULTS ONLY”, de Yeo Joon Han, também da Malásia e “LE COUDE DE KIYUMI, LE GENOU DE SAYURU”, do japonês Satoru Sugita, foram igualmente premiados. Todos os restantes galardoados podem ser vistos no site do festival.

Sérgio Lopes