sábado, abril 28, 2007

Les Formidables (Gang-Jeok)

Coreia do Sul, 2006, 118Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Um detetctive da divisão de homicídios, que entra em desgraça após a morte do seu colega é capturado e feito refém por um jovem injustamente acusado de um assassinato e que procura o verdadeiro assassino. À medida que o tempo vai passando, os dois começam a confiar cada vez mais um no outro, ainda mais até que nos anteriores companheiros...

Crítica: O facto de um filme coreano basear-se numa premissa que já não é nova, da dupla polícia / crminoso e suas peripécias, vista anteriormente em filmes americanos inúmeras vezes, pode ser, logo à partida, um factor de afastamento ao visionamento de Gang-Jeok. Ainda por cima, a acrescentar o título internacional em francês (!), Les Formidables, título sem sentido no contexto do filme, também não ajuda propriamente ao marketing do filme. No entanto, o filme até se vê bem e cumpre basicamente o seu propósito de entretenimento.

O argumento sustenta-se num polícia, Sung-woo, desgraçado após a morte do seu parceiro. A sua mulher deixou-o, o seu filho encontra-se internado no hospital e Sun-Woo não tem o dinheiro suficiente para o transplante que o filho necessita. Sun-Woo cruza caminho com um pequeno delinquente, Su-hyun, falsamente acusado de assassinato, em fuga da cadeia e que procura o verdadeiro assassinato. Eventualmente os dois começam a unir esforços, pois ambos necessitam um do outro: Sung-Woo, entregando o assassino aos criminosos, poderá obter o dinheiro necessário para a operação do filho, enquanto que Su-Hyun necessita do detective para capturar o verdadeiro detective...

Les Formidables tem um começo bastante cativante, com excelentes cenas de acção, dinâmicas e bem realizadas e com a apresentação das personagens. O filme arranca de facto bem, mas lentamente vai perdendo o gás, quer devido a alguma gestão menos bem conseguida da narrativa, quer devido à aposta excessiva no melodrama, principalmente no relacionamento entre os dois homens. A longa duração do filme (quase duas horas) também potencia um pouco esta trajectória um pouco descendente.

Como pontos positivos, destaca-se como sempre a excelente fotografia (como vem sendo hábito no cinema coreano) e a excelente química existente entre o duo de protagonistas, que formam uma dupla improvével e sui-generis, ambos com performances imaculadas.

Les Formidables pauta-se por um agradável filme de acção, com uma boa dose de entretenimento, num thriller policial, que ainda assim consegue ser melhor do que alguns homónimos americanos. Não sendo um filme "formidável", trata-se de um boa proposta vinda da coreia para quem quiser ver um bom thriller de acção, de puro entretenimento.

Sérgio Lopes