segunda-feira, agosto 13, 2007

Fearless (Huo Yuan Jia)

China/Hong-Kong/EUA, 2006, 107Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Relato da vida da lenda de artes marciais Huo Yuanjia, que se tornou no mais famoso lutador da China nos primórdios do século XX. Huo enfrentou tremendas tragédias pessoais desbravando por fim o caminho para além das trevas e para um lugar na história, definindo, para todo o sempre, o verdadeiro espírito das artes marciais. O seu auto conhecimento, e as escolhas que fez ao longo da vida, inspiraram uma nação.

Crítica: Confesso que, sabendo que Fearless seria realizado por Ronny Yu, fiquei um pouco renitente à sua visualização, pois o cineasta de Hong-Kong, apesar dos créditos firmados no seu país, é o homem por trás dos sofriveis Bride Of Chucky e Freddy Vs. Jason e do aceitável Formula 51, em terras americanas. No entanto, há que referir que com Fearless, Yu volta em grande forma a Hong-Kong, com um biopic de artes marciais com sequências de luta espantosas e alguma densidade dramática, bem como um Jet Li em grande forma no alto dos seus 44 anos de idade.

Fearless centra-se na vida de Huo Yuan Jia, uma importante figura no panorama das artes marciais da cultura chinesa do princípio do século XX, fundador da escola / federação de artes marciais Jing Wu Sports Federation. O filme acompanha o herói desde os tempos de juventude até ao grande torneio em que competiu com 4 lutadores, dos 4 cantos do mundo, numa luta que ultrapassava os limites do ringue e coincide com uma época conturbada politicamente, na luta dessa quatro potências pelo domínio da China.

A grande força do filme reside nas fantásticas cenas de luta, coreografadas de forma sublime por Yuen Woo Ping, responsável pelas sequências de alguns dos mais recentes sucessos, tais como Matrix, ou Kill Bill, entre outros. De facto, as cenas de luta são realistas, bem encenadas, rápidas e a espaços brutais e bastante realistas, apesar de por vezes roçar o exagero. Ronny Yu consegue um bom equilíbrio entre o drama baseado numa vida de opressão e desgosto e as cenas de arte marciais, e apesar dos inevitáveis clichés, o resultado é bastante satisfatório. Jet Li tem uma performance poderosa fisicamente e não desilude na parte dramática da sua interpretação.

Fearless é pois um biopic carregado de acção que serve o seu propósito como filme de artes marciais, dando a conhecer um pouco a nível dramático da vida do icon Huo Yuanjia. Envolto em polémica desde início, o filme sofreu um corte de mais de 40 minutos em relação à versão original que removeu por completo todo o papel da bela Michelle Yeoh, bem como a família do próprio Huo Yuanjia reprovou a forma como este foi tratado no grande écrân. Marca também o abandono de Jet Li dos filmes de artes marciais, pelo menos até ver... Mas no fundo (e tendo visto a versão cortada), achei uma experiência digna de ser vista e recomenda-se.

Sérgio Lopes

1 Comments:

Blogger Kitato said...

O Jet Li neste filme veste a pele de Huo Yuan Jia. Curioso é o facto de Bruce Lee em "Fist of Fury" ser o aluno de Jia que decide vingar a morte do seu mestre.

- bom regresso de férias!

3:25 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home