China, 1948, 90 min.
Página Oficial - Trailer - Fotos
Sinopse: Numa pequena localidade chinesa Yuwen vive com Liyan, o marido doente e com a irmã mais nova deste. A vida solitária de Yuwen é abalada quando Zhichen, um amigo do marido, seu antigo amante, os vem visitar. A sua chegada apresenta-lhe uma hipótese de fuga à sua vida monótona e há muito desprovida de qualquer emoção.
Crítica: Spring in a Small Town, realizado por Fei Mu, é considerado uma das maiores obras do cinema asiático de todos os tempos, havendo mesmo quem o qualifique de melhor filme chinês jamais feito. De facto, é um filme de grande beleza, com inspirados enquadramentos e planos da paisagem, que por vezes parece reflectir a solidão das personagens, nomeadamente a da protagonista, que narra o filme numa intimista voz-off. No entanto, o que mais impressiona é a forma serena e contida como é mostrado o turbilhão de sentimentos que invadem as personagens, algo que a espaços lembra as obras do japonês Yasujiro Ozu e que nos faz também pensar em obras mais recentes como In the Mood for Love.

Este filme foi feito numa altura em que proliferavam filmes politicamente empenhados. Todavia, Spring in a Small Town, embora com algumas referências à situação da época (nomeadamente à devastação provocada pela guerra com o Japão), é um drama isento de simpatias políticas, o que terá contribuído para que esta obra fosse votada a um certo esquecimento durante os anos do governo de Mao. Nos últimos anos tendo vindo a ser redescoberto e aclamado como uma obra excepcional, havendo uma edição em dvd com legendas em inglês e tendo sido feito um remake em 2002 intitulado Springtime in a Small Town.
Helena F.
2 Comments:
ahh grande grande filme e grande referência. Já agora, a redifusão http://www.imdb.com/title/tt0332831/ que não fica nada a perder já que também possui interpretações fantásticas!
Vi o "Springtime in a small time" do Zhuangzhuang Tian e gostei muito da estória, bem sei que é um remake mas...quem não tem cão caça com gato. Fantástica análise e fantástico blogg.
Parabéns
Nuno
Enviar um comentário
<< Home