terça-feira, outubro 04, 2005

Ab-normal Beauty (Sei mong se jun)


Hong Kong, 2004, 101Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Após o estrondoso sucesso de “The Eye”, os irmãos Pang separam-se e Oxide Pang realiza uma série de obras menores, voltando à boa forma, (com a ajuda do seu irmão) realizando Abnormal Beauty.

Sinopse: Jiney é uma jovem fotógrafa não satisfeita com o seu trabalho. Um dia após assistir a um acidente de carro descobre a sua paixão por tirar fotos às pessoas no momento da sua morte, o que a irá conduzir a uma obsessão por fotografar cadáveres ou vítimas moribundas. Quando juntamente com a sua amiga Jas, Jiney tenta pôr fim à sua obsessão mórbida, subitamente recebe uma cassete de vídeo de um assassino que partilha as mesmas ideias que ela…

Crítica: Abnormal Beauty, não pode ser classificado como filme de terror, mas mais como um thriller com cenas de extrema violência. É um olhar fascinante sobre a obsessão de uma mulher pela morte. O estilo dos irmãos Pang está lá: Visualmente soberbo e colorido, com um ambiente soturno e a música colocada na altura certa para criar excelentes momentos de tensão. O último terço do filme é bastante brutal e violento fazendo lembrar um pouco as cenas de tortura ao estilo do filme "Saw".

A cena final é perturbadora e muito bem filmada. Infelizmente, o clímax é previsível e pouco eficaz. O cineasta consegue criar um filme visualmente elegante e audaz, baseado num fascinio quase obsessivo pela morte, mas falta algo para ser considerado uma obra-prima. A actriz Race Wong tem um excelente desempenho como a fotógrafa Janey, tal como, Roseanne Wong que personifica a sua amiga íntima, pseudo-lésbica. Curiosamente, na vida real, as duas actrizes são irmãs gémeas.

E de facto, "abnormal beauty" tem mais pontos positivos do que negativos: a beleza estética está lá, a atmosfera de tensão, os bons diálogos e interpretações, e a enfatização do carácter emotivo dos personagens. No entanto, o estilo voyeurista já explorado em filmes como "8mm", por exemplo, e o final um pouco forçado, contribuem igualmente para o menor valor da película.

O material definitivamente é bom, mas o seu potencial podia ser bem mais explorado pelo cineasta. É um filme a ver, para quem gosta do trabalho dos irmãos Pang, mas não comparável à sua obra-prima, “The Eye”, ficando claramente uns furos abaixo desta.

Classificação: 5/10

Sérgio lopes

Mais Críticas 1

1 Comments:

Blogger Sérgio Lopes said...

tens toda a razão. Obrigado pelos elogios. Vai aparecendo... Cumprimentos.

Sérgio Lopes

1:08 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home