domingo, janeiro 22, 2006

Novos clássicos do cinema asiático - Parte 2

Continuando a dissertação sobre alguns dos realizadores e filmes que nos últimos 25 anos contribuíram para a ocidentalização e divulgação do cinema asiático, trata-se da segunda parte de um artigo, que focará as obras e realizadores do cinema de Hong-Kong, da Coreia e de outros países com menor contribuição mas equivalente importância, como por exemplo, Tailândia, Filipinas ou Irão.

Continue a ler Novos Clássicos do Cinema Asiático - Parte 2

Primeira parte do artigo disponivel aqui

Sérgio Lopes

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ainda outros importantes: Hong Kong, Johnny To pela qualidade\quantidade (Election, Running Out of Time,Running On Karma) um nome bem conhecido. Na coreia Jin-ho Hur com os excelentes Christmas in August,One Fine Spring Day e o ultimo April Snow. De referir tb o "Friend" um dos filmes mais vistos de sempre na coreia e obrigatorio! Referiste e mt bem o "Peppermint Candy", mas um ainda mais brutal é o "Oasis" do mesmo realizador.Outro drama coreano obrigatorio é o Failan (Choi e cecilia). Nas outras cinematografias, na tailandia falta o GRANDE "last life in universe" apelidado por alguns como o lost in translation asiatico, um dos melhores filmes do respectivo ano. E outros deste realizador que tem para 2006 um dos filmes mais aguardados "invisible waves" (asano, kang e Doyle!!!)
Falta o Vietnam e o grande Anh Hung Tran com 3 grandes filmes!!(postei no AV)
E ja agora numa retrospectiva destas é obrigatorio falar naquele que para mim é o melhor director de fotografia que existe, o grande Christopher Doyle (todo o seu trabalho na asia) que tambem ja se aventurou na realização com o mt bom e bem peculiar "Away with Words" e que conta com alguns (muitos) dos melhores trabalhos em filmes asiaticos, que o diga o kar wai por exemplo, mas nao so!

1 abraço!

9:29 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Thanks man. De facto, viste muitos mais filmes do que eu e agradeço-te a adição desses mesmos filmes e respectivos cineastas. Vou procurar vê-los o mais rápido possivel.

E qt à proposta que te fiz nos comments do Tale of cinema, qual a tua resposta?

1 abraço

Sérgio Lopes

10:08 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Antes desse ultimo post, mandei-te um mail ainda em resposta ao teu e aproveitei e respondi tb a isso.
Check it!

11:10 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home