quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Fantasporto - Destaque Dia 6

Selecção Oficial Un Certain Regard, Festival de Cannes 2006, passa Re-Cycle, vindo dos irmãos Pang, criadores de The Eye de 2002, horror num registo bem diferente do usado no cinema europeu ou americano. Depois de escrever alguns capítulos, uma escritora tem de parar. Estranhos acontecimentos começam a suceder-se, como se as páginas que rejeitou, ganhassem vida. Um dos mais surpreendentes e originais filmes fantásticos do ano. Passa no grande auditório do Rivoli, pelas 23h15Min., legendado em inglês. Podem ler a crítica a Re-Cycle AQUI.

Umas horas antes, pelas 21h15min, passa o multipremiado Requiem (grande auditório do Rivoli) que lança um olhar sobre a vida de uma jovem dividida entre a família e a fé. O filme é inspirado numa história real. Prémio FIPRESCI do Festival de Cinema de Berlim 2006, Melhor Filme Sitges 2006. Ganhou ainda os prémios principais do ano do Cinema Alemão, nomeadamente, Melhor Filme, Actriz Principal (Sandra Huller) e Actriz Secundária (Imogen Kogge).

Á mesma hora de Re-Cycle, passa no pequeno auditório do Rivoli, o fecho da trilogia das cores de Krzysztof Kieslowski, Trois Couleurs: Rouge, nomeado para os Oscares de Melhor Realização, Argumento Adaptado e Fotografia. Terceira parte da trilogia e fim da carreira de Kieslowky que morre pouco depois. Encontro de personagens em busca de um sentido para a sua vida. Valentine (Iréne Jacob) é uma jovem modelo a viver em Geneva. O juiz é um voyeurista que se compraz em vigiar a vizinhança...

Sérgio Lopes