segunda-feira, outubro 24, 2005

Save the green planet!


Coreia do Sul, 2003, 118Min.

Começam a faltar adjectivos para classificar a diversidade e grandiosidade do cinema coreano, tal é a qualidade demonstrada. Títulos como “Oldboy”, “My sassy Girl”, “Memories of murder” ou “A tale of two sisters”, abrangem géneros tão díspares como acção/thriller, comédia/romance, policial ou terror psicológico, respectivamente.

E onde encaixa “Save the green planet!”? De facto, em nenhum género específico. É um filme único, onde se misturam todos os géneros. Incrível!

Ha-kyun Shin (Lee Byeong-gu) é um tratador de abelhas, típico loser, obcecado por vida extra-terrestre e ficção-científica. Quando investiga a vida do seu patrão, um poderoso empresário, (Kang Man-shik), descobre que este é um extraterrestre do planeta Andrómeda, que planeia tomar posse do planeta Terra por altura do próximo eclipse lunar. Completamente paranóico, Ha-kyun Shin rapta a sua vítima , prende-o na sua cave e tortura-o por forma a evitar o fim da civilização humana…


Esta é a premissa do original filme de estreia do coreano Jun-hwan Jeongs. A realização segura de Jun-hwan Jeongs atravessa vários géneros, desde a comédia negra, passando pelo thriller e pela ficção científica, mas sempre com o fio narrativo correcto para ligar correctamente os diversos estágios do filme. O argumento é extremamente dinâmico e imprevisível (fazendo recordar Charlie Kaufman) criando, no espectador, ao longo dos cerca de 120 minutos de filme, um turbilhão de diversas emoções, até ao twist final.

Os dois protagonistas Lee Byeong-gu e Kang Man-shik têm um excelente desempenho e são claramente uma mais valia num filme de uma temática tão invulgar. Contém algumas cenas de tortura um pouco fortes (no entanto, necessárias no conceito do filme) e parodia entre outros temas, o desaparecimento dos dinossauros, o rapto extraterrestre e alguns clichés dos filmes de ficção-científica.

Save the green planet!” é uma película que claramente surpreende por todas as razões apontadas e que excede claramente as expectativas. É bastante original e revolucionário, recomendável para quem gostar de argumentos alternativos um pouco à maneira de Charlie Kaufman.

Classificação: 8/10

Sérgio Lopes