sexta-feira, julho 28, 2006

Filmes coreanos em alta

Os filmes Coreanos estão em alta no seu país de origem! Numa época de verão propícia para o triunfo dos blockbusters americanos, os filmes nacionais são um mega-sucesso de público. "A Dirty Carnival", um drama realista sobre a vida de um gansgter, já foi visto por mais de 2 milhões de pessoas em apenas um mês...!

Por outro lado, "The Korean Peninsula" (a.k.a. Hanbando), controverso pelo tema do nacionalismo assumido e da invasão e agressão japonesas, a mega-produção do realizador de Silmido, bateu todos os recordes de bilheteira de um filme na sua estreia, tendo sido visto por mais de 230000 espectadores, estando em pé de igualdade com outros blockbusters americanos como "Piratas das Caraíbas 2" ou "Código da Vinci", que ultrapassaram a barreira dos 235.000 espectadores no dia de estreia.

Após o estrondoso sucesso de "King and the clown" e com a estreia no final de "The Host" (o grande regresso de Joon-ho Bong, após o magnífico Memories of Murder) para muito breve, é de esperar um verão excelente para o cinema nacional coreano.

Sérgio Lopes