sábado, janeiro 13, 2007

Black Night (Hak Yae)

Hong-Kong/Japão/Talândia, 2006, 90Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Uma compilação de três curtas de terror de três realizadores asiáticos de universos diferentes, Hong-Kong, Japão e Tailândia.

Crítica: Nos últimos tempos, dado o sucesso de algumas produções de cinema asiático de terror, é comum haver antologias que juntam realizadores de países diferentes, de modo a apresentarem a sua abordagem pessoal ao horror. Algumas dessa compilações são, por exemplo, 'Three', 'Three... Extremes', ou 'Dark Tales Of Japan', entre outros. Black Night é a última compilação do género a ser lançada e é de longe a pior de todas. Três contos de terror, de Hong-Kong - 'Next Door', Japão - 'Dark Hole' e Tailândia - 'Lost Memory', dos quais apenas o segmento tailandês foge à mediania reinante.

'Next Door'

Realizado por Patrick Leung, Next Door, centra-se num triângulo amoroso assombrado. Jane (Annie Liu) regressa a casa do seu namorado que entretanto tivera um caso amoroso com Hosie (Race Wong) a vizinha do lado actualmente desaparecida. Escusado será dizer que as assombrações irão surgir com o regresso de Jane. Os problemas deste segmento são vários: Os personagens são pouco desenvolvidos e completamente descartáveis, não criando qualquer empatia com o espectador, a trama é demasiado vulgar, a realizaação muito pobre e uiliza todos os clichés do género terror em apenas 30 minutos. No final deste segmento, só queremos é esquecê-lo por completo.

'Dark Hole'

Realizado por Akiyama Takahiko, Dark Hole é sobre Yuki (Asaka Seto), uma mulher que trabalha num aquário e que criou uma criatura indescritível que nomeou de "Hyu" quando era criança, mas que agora desata a assassinar pessoas (vive dentro de uma poça de água !), ou será que é Yuki que tem múltiplas personalidades...? É no fundo esta a trama do segmento Dark Hole, rodado em vídeo, utilizando os efeitos especiais mais fracos que se possam imaginar, e um argumento ainda mais pobre que o segmento Next Door. Aparições em sonhos e outros clichés do género não abonam em nada ao reesultado final. No fim, nem sabemos se a criatura existe ou não (nunca a vemos), nem sequer compreendemos algo do que se está a passar. Enfim, adiante...

'Lost Memory'

Realizado por Thanit Jitnukul, Lost Memory centra-se em Prang, uma jovem e bela mãe que sofre de perda parcial de memória, após um acidente de carro e tenta compor a sua vida, enquanto cuida do seu jovem filho. Com uma realização segura, personagens credíveis e algumas belas imagens sinistras, marcantes e bem conseguidas, Lost Memory é o único segmento que destoa da mediania reinante. Embora recorrendo a alguns clichés do género (anda assim poucos) a sua força reside no drama familiar subjacente e na abordagem ao terror psicológico, criando assim o único segmento digno de ser visto nesta antologia.

Black Night pauta-se assim por uma antologa de terror fraquinha, que nada traz de novo ao género. Perfeitamente dispensável no universo de flmes de terror asiáticos.

Sérgio Lopes