Ringu (Ring)

Página Oficial - Trailer - Fotos

Realizado por Hideo Nakata (Dark Water, Chaos), baseado num best seller do escritor Koji Susuki, Ringu traduz-se num notável exercício de terror psicológico, fruto sobretudo do mérito do cineasta Japonês, que mesmo com poucos meios consegue agarrar o espectador do primeiro ao último frame. Com uma condução da narrativa sempre eficaz e segura, Nakata cria um ambiente de tensão permanente, que quase chega a ser claustrofóbico, apoiado eficazmente por uma banda sonora da autoria do compositor Polaco, Krzysztof Penderecki, responsável pelas partituras dos emblemáticos The Shining e The Exorcist, bem como pelo compositor japonês Kenji Kawai. Destaque também para a actriz Nanako Matsushima, com uma performance imaculada, forte e segura.
Ringu deu origem a uma sequela 'Ringu 2', a uma prequela 'Ringu 0' e a uma série de televisão. Quanto a remakes, tanto Ringu como Ringu 2, sofreram o remake americano, intitulados respectivamente 'The Ring' (realizado por Gore Verbinski) e The Ring 2, este último (muito mauzinho) realizado pelo próprio Hideo Nakata. Não esquecer também o remake coreano de seu nome 'Ring Virus'.
A importância de Ringu é tal, não só porque influenciou a onda new wave de terror asiático (a moda das raparigas de longos cabelos negros que atemorizam tudo e todos), mas também, porque abriu as portas à internacionalização do cinema asiático e dos remakes americanos de filmes de sucesso asiáticos, não exclusivamente no domínio do terror. Para quem gosta de filmes de terror psicológico, não deve perder Ringu. Hideo Nakata manipula a tensão iminente como ninguém e cria com Ringu um filme que após o visonamento deixa o espectador com uma sensação de medo e desconforto.
Sérgio Lopes
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home