quinta-feira, janeiro 04, 2007

E o grande vencedor é...

Chegamos finalmente ao topo da tabela dos 5 melhores de 2006. Aqui ficam o segundo classificado e o grande vencedor:

2. Dog Bite Dog

Pang Jr., um jovem assassino do Cambodja, chega a Hong Kong para assassinar a esposa de um juíz. Mas assim que Pang termina o seu trabalho, entra em conflito com o seu chefe e vê-se a deambular nas desconhecidas ruas de Hong-Kong. Entretanto, o detective Wai e a sua equipa, após chegarem à cena do crime iniciam a investigação, investigação essa que irá levar a um confronto animalesco entre os dois homens. Os dois trasformam-se em autênticos cães selvagens em mútuos ataques até que um deles desfaleça!

Parece um típico filme polícia - criminoso? Mas não é. Brutal, sombrio, perturbante... mas deveras original, a fazer jus ao melhor cinema de acção de Hong-Kong. O uso das sombras e de uma luz que torna cada frame super-realista, faz com a brutalidade de certas cenas, para além de desconfortável, seja verosímil. Uma realização fabulosa, uma música sombria e eficaz e performances superiores do duo de actores principal, fazem de Dog Bite Dog a grande surpresa do ano de 2006. É um filme arriscado, mas cujo risco calculado se traduziu numa das mais originais propostas de 2006. Em breve o cineasia fará a crítica a Dog Bite Dog.

1. A Tale Of Two Sisters

A história gira em torno de duas irmãs que regressam a casa, após terem estado numa instituição mental. Em casa encontram o pai e uma madrasta cruel. A relação entre as três começa a deteriorar-se ao ponto de a irmã mais forte (brilhante Im Su-jeong), tentar proteger a mais fraca (Mun Keun-yeong), das investidas da madrasta que sentem como uma enorme ameaça para ambas. Ao mesmo tempo, começam a surgir estranhas aparições e fenómenos invulgares no seio da casa…

De kim Jee-Woon, cujo filme 'A Bittersweet Life' figura duas posições abaixo este Top 5, é também este A Tale Of Two Sisters, provavelmente a obra-prima asiática de terror psicológico. Intelectualmente inteligente e combinando de forma quase perfeita o thriller psicológico, drama e terror, servido por uma banda sonora magnífica e uma realização sublime, fazem deste filme a consagração de um valor seguro do cinema Sul Coreano. Kim Ji-woon baseia toda a estrutura cinematográfica num argumento fabuloso, na realização e no estilo visual, de modo a criar uma atmosfera densa de tensão capaz de provocar verdadeiros sustos, sem recorrer ao terror directo que advém da utilização do gore ou do uso de cenas de violência gratuita. Para quem gostar de filmes de terror inteligentes na linha de por exemplo, O Sexto Sentido, vai apreciar 'A Tale Of Two Sisters'. Simplesmente imperdível!

TOP 5

1. A Tale Of Two Sisters
2. Dog Bite Dog
3. A Bittersweet Life
4. The King And The Clown
5. The Host

Sérgio Lopes

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

o Tale of Two Sisters já tem uns aninhos..

4:19 da tarde  
Blogger Sérgio Lopes said...

Certo... Mas o critério foram filmes projectados em 2006, em Portugal e no estrangeiro. E o Tale estreou em Portugal em 2006 e merece todo o destaque não concordas?

1:19 da manhã  
Blogger Kitato said...

eu concordo completamente.

p.s. o filme passou no fantasporto em 2004

3:17 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home