terça-feira, janeiro 02, 2007

Top 5 - Filmes Asiáticos 2006

O cineasia decidiu eleger (na humilde opinião do seu criador) um Top 5 dos filmes asiáticos projectados em 2006, incluindo alguns que, apesar de já serem anteriores ao ano que findou, estrearam em Portugal e por isso, merecem o devido destaque. Outras películas, de anos anteriores, também marcaram (para o bem e para o mal) este cinéfilo apaixonado, entre elas o desconcertante Visitor Q de Takashi Miike, o hipnótico Cure de Kiyoshi kurosawa, os clássicos Contos da Lua Vaga de Mizoguchi e Woman in The Dunes de Hiroshi Teshigahara, ou ainda deste ano, Hanging Gardens de Toshiaki Toyoda ou Welcome to Dogmakgol, entre muitos outros.

Mas tinha de escolher os 5 magníficos (ressalvando que ainda não visionei Time de Kim Ki-Duk ou o amplamente aguardado I'm a Cyborg, But That's Ok de Park Chan-Wook). Os filmes serão apresentados diaramente por ordem crescente de importância.

5. The Host

Uma criatura mutante emerge do rio Han, atacando os cidadãos que se encontram no parque, e arrastando consigo Hyeon-seo. Kang-du acredita que a filha ainda está viva e, escapando à quarentena imposta pelas autoridades — que alertam para um vírus altamente contagioso, detectado nos que estiveram próximos da criatura —, a família une-se numa desesperada missão de salvamento e numa corrida contra o tempo.

Um filme para toda a família, um monster movie como nunca antes visto. Um misto de comédia, aventura, horror, drama e excelentes efeitos especiais na concepção da criatura, fizeram de The Host o maior sucesso de bilheteira de sempre na Coreia do Sul e a aclamação de crítica e público um pouco por todo o mundo. Do realizador do superlativo 'Memories Of Murder', Bong Joon-Ho, The Host é um óptmo entretenimento para toda a família, com certeza, traz uma enorme lufada de ar fresco ao género e confirma o cineasta coreano como um dos mais originais do panorama actual. Para ver numa sala de cinema (esperamos nós) num écrân gigante e com um som poderoso.

Sérgio Lopes