sábado, fevereiro 03, 2007

Diary (Mon Seung)

Hong-Kong, 2006, 85Min.

Página Oficial - Trailer - Fotos

Sinopse: Após o final do relacionamento com o namorado Seth, Winnie (Charlene Choi) Entra em depressão até que um dia encontra Ray (Shawn Yue). Encorajada pela amiga Yvonne (Isabella Leong), Winnie começa a saír com Ray, cuja aparência se assemelha muito a Seth!. A relação começa bem mas passados uns meses entra em colapso e Winnie volta a entrar em depressão. Só o seu diário contém os pensamentos e memórias do seu mundo de miséria e desespero...

Crítica: Após Re-Cycle, denominado pelos irmãos Oxide e Danny Pang como a sua derradeira incursão nos domínios do terror, apresentam agora Diary, produzido por ambos, mas realizado apenas por Oxide Pang. Diary pauta-se por uma mudança de registo do duo dinâmico de Hong-Kong, responsável pelo tríptico The Eye, Bangkok Dangerous ou Abnormal Beauty, entre outros, pautando-se por um thriller psicológico que explora a solidão e depressão de Winnie, após o abandono por parte do seu namorado Seth.

Embora a premissa não seja nova, Oxide Pang, graças às suas capacidades técnicas como cineasta acaba por elevar o filme acima da mediania. Tal como em películas anteriores, volta a debruçar-se mais sobre aspectos técnicos em detrimento de um estudo mais aprofundado de personagens. Assim, consegue através da criação de uma atmosfera de incerteza e desconforto e do recurso a uma estética visual com destaque para cores verde e cinzento bastante opacas, apresentar algumas cenas com um aspecto visual bastante original, permitindo o avanço da narrativa sem recorrer aos clichés habituais dos filmes de terror.

Como thriller psicológico, o ambiente de alucinação e esquizofrenia é constante, apresentado sob o ponto de vista da personagem central Winnie e complementado pela partitura sonora adequada para o efeito. Winnie é interpretada pela pop star Charlene Choi que brilha e surpreende como uma mulher que sofre pela perda do namorado, prisioneira entre o que é real e irreal e que recorre ao seu diário para escrever as suas memórias e os seus pensamentos num mundo criado pela sua própria mente. Choi é muito bem secundada pela bela Isabella Leong e o competente Shawn Yue, formando o trio central de protagonistas.

Embora não seja um filme de terror, Diary apresenta alguns momentos intensos que se aproximam de um drama/thriller mascarado de horror psicológico. Desta vez, não há twists finais que deixam tudo em aberto (como é hábito em algumas películas de terror orientais). Oxide Pang repete algumas cenas base do filme (mais do que uma vez) e tudo bate certo após o climax final. No fundo, Diary é uma aposta na mudança de registo de Oxide Pang, mantendo os seus traços artísticos característicos e que confirma a dupla de Hong-Kong como uma das duplas mais interessantes do cinema moderno oriental. Se gostam do visual assombroso dos irmãos Pang e de filmes na linha de Secret Window com Johnny Depp ou The Machinist com Christian Bale, então não devem perder Diary.

Sérgio Lopes