sábado, fevereiro 24, 2007

Fantasporto 2007

Começou oficialmente ontem, aquele que é por ventura o mais importante festival de cinema português e um dos mais conceituados da Europa, o Fantasporto 2007. A 27ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto decorre entre os dias 19 de Fevereiro e 4 de Março de 2007, nas duas salas do Rivoli - Teatro Municipal, embora até ontem fossem projectadas apenas retrospectivas, com a sessão de abertura da competição oficial a pertencer ao aclamado 'El Labirinto del Fauno' de Guillermo Del Toro, candidato aos óscares de Hollywood, terminando a 03 de Março com o não menos aguardado 'The Fountain' de Darren Aranovski (Requiem For a Dream, Pi).

O cinema asiático continua a ser uma das grandes apostas do Fantasporto. Ano após ano o Festival Internacional de Cinema do Porto divulga o melhor cinema que se faz no Extremo Oriente, na secção Orient Express. A Secção Orient Express serviu para Portugal conhecer o cinema asiático e, já são muitas as distribuidoras portuguesas que apostam nestes filmes. Este ano, não vai ser excepção: na selecção está, por exemplo, o maior sucesso de bilheteira dos últimos anos deste cinema: The Host, mas também Time de Kim ki-duk, Paprika de Satoshi Kon, entre outros. Eis a lista de filmes em competição na secção Orient Express:

ISABELLA de Ho Cheung Pang (Hong Kong - Chi)
LOVE PHOBIA de Kang Ji-Eun (Cor Sul)
PAPRIKA de Satoshi Kon (Jap)
RE-CYCLE de Danny & Oxide Pang (Tai - Hong Kong - Chi)
THE HOST de Bong Joon-Ho (Cor Sul)
THE PROMISE de Chen Kaige (Chi - HK - Jap - Cor Sul)
TIME de Kim Ki-Duk (Cor Sul)
TO SIR WITH, LOVE de Lim Dae-woong (Cor Sul)
WICKED FLOWERS de Torico (Jap)

O cineasia vai tentar actualizar diariamente o 27º Fantasporto, publicando os destaques do dia e noticias que sejam importantes registar.

Destaque - Dia 2

O grande destaque do dia vai para a projecção de The Host do coreano Bong Joon-Ho. Passa no grande auditório do Rivoli pelas 23h15min. legendado em inglês. Uma criatura mutante emerge do Rio Han para provocar o pânico e o caos em Seoul... The Host foi seleccionado para a Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2006 e logo se tornou num dos filmes mais falados e um enorme êxito de bilheteira do novo cinema coreano. Trata-se de um filme de montros como nunca antes se fez, que mistura horror e humor de forma desconcertante, suportado num drama familiar. A crítica a The Host pode ser lida AQUI.

Outro grande destaque do dia é o novo filme de Kim ki-Duk uma habitual presença no Fantas, criador de The Isle, Samaritan Girl, ou 3-Iron, entre outros, que estreia entre nós Time.
Um jovem casal está profundamente apaixonado. Mas ela sabe que este amor não durará muito. Desiludida com o relacionamento cada vez mais frio, então resolve fazer uma operação plástica ao seu rosto sem conhecimento do namorado para tentar esquentar a relação...Com Time, Kim Ki-Duk filma o desejo de superar a passagem do tempo. Mais um filme memorável vindo do mestre coreano a que ninguém fica indiferente. Passa no grande auditório do Rivoli pelas 21h15min. legendado em inglês. A crítica a Time pode ser lida AQUI.

Para quem ainda tiver tempo de visionar um terceiro filme hoje, não deve perder Renaissance,
prémio Melhor Longa-Metragem do Festival Internacional de Cinema da Animação de Annecy 2006. A cidade de Paris em 2054 é um labirinto onde todos os movimentos são monitorizados e gravados. Avalon é uma companhia que vende sonhos, desejos, juventude e beleza... Estetizante, este é um filme de acção melancólico que dá nova vida ao thriller animado, realizado pelo francês Christian Volckman, passa pelas 15 horas, legendado em português.

Sérgio Lopes

2 Comments:

Blogger Cláudia said...

Descobri este blog hoje (por causa de uma pesquisa que fazia sobre os filmes do Fantas) e fiquei fã!

Vou passar a ser leitora regular.

10:11 da manhã  
Blogger Sérgio Lopes said...

Obrigado Cláudia. Espero que passes cá muitas vezes e digas de tua justiça, comentando. Beijinhos.

Sérgio Lopes

PS: Também já dei um saltinho ao Claudipédia e deixei o meu testemunho...

2:41 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home